CONFERÊNCIAS QUARTAS-FEIRAS DE 9 DE ABRIL A 25 DE JUNHO

Sala 2 18h30

Conceção e organização Elisabete Marques, Emília Pinto de Almeida, Filipe Pinto e João Pedro Cachopo

Este ciclo de conferências será transmitido no site culturgest.pt

16 de abril
Artes e reparações do mundo por Silvina Rodrigues Lopes
A política da forma e as suas condições por António Guerreiro
Moderadora: Mariana Pinto dos Santos

Mais informações em culturgest.pt/arquivo/2014/docs/esteticapolitica_flyer1.pdf

Dando continuidade aos seminários realizados em 2012 e 2013, o ciclo de conferências e debates Estética e Política entre as Artes pretende constituir um fórum de debate sobre temas artísticos contemporâneos, incidindo especialmente sobre os aspetos estéticos e políticos da relação entre as artes (da literatura à música, passando pelas artes visuais, pelas artes performativas e pelo cinema).
O intervalo que o “entre” sinaliza permanece a característica distintiva do debate em perspetiva. Ele traduz a hipótese de que uma pesquisa sobre a política da(s) arte(s) possa encontrar um ponto de partida privilegiado numa reflexão sobre o intervalo que as separa e aproxima. Esta hipótese ganha expressividade tanto na discussão dos regimes de identificação, hierarquização, conjugação e/ou diferenciação das artes, quanto na exploração do modo como a perturbação de tais regimes pode alterar as formas de experiência e apropriação de objetos e práticas artísticos.
Ao longo de seis sessões – cada uma delas contando com duas conferências seguidas de debate –, investigadores, críticos, artistas, curadores seguirão o fio desse “entre” – em que se enleiam fenómenos de cruzamento, citação, montagem, tradução, entre outros – na senda de desvios de perspetiva acerca do que move a arte no, e contra, o presente.

Loading more stuff…

Hmm…it looks like things are taking a while to load. Try again?

Loading videos…