1. # vimeo.com/149975266 Uploaded 52 Plays 0 Comments
  2. # vimeo.com/151101688 Uploaded 54 Plays 0 Comments
  3. # vimeo.com/151971798 Uploaded 40 Plays 0 Comments
  4. As fronteiras são linhas imaginárias que nos separam de seres que vivem no mesmo lar que nós. O mundo é formado por sistemas de regras que nos impedem de cruzar essas linhas, contradizendo e violando nosso direito universal de ir e vir.

    Com essa linha de reflexão apresento o projeto Guadalupe: histórias de imigrantes que saíram de sua zona de conforto em outros territórios pelas mais diversas razões e chegaram ao Brasil com o sonho de fazer dessas terras também o seu lar. Eles já fazem parte de Brasília, do Goiás, do Cerrado. Décadas de vivência no Planalto Central e expectativas dos recém chegados fazem a diversidade dessa pesquisa.

    Sons de línguas desconhecidas, te lembram aquela escala que você fazia em uma longa viagem longe da família. 

    Vivenciar experiências de outros seres nos fazem mais humanos, nos conectam com algo além da matéria, nos coloca em nosso lugar para reconhecer a igualdade na diversidade de quem compartilha um mesmo planeta.

    # vimeo.com/145581846 Uploaded 226 Plays 0 Comments
  5. As fronteiras são linhas imaginárias que nos separam de seres que vivem no mesmo lar que nós. O mundo é formado por sistemas de regras que nos impedem de cruzar essas linhas, contradizendo e violando nosso direito universal de ir e vir.
    Com essa linha de reflexão apresento o projeto Guadalupe: histórias de imigrantes que saíram de sua zona de conforto em outros territórios pelas mais diversas razões e chegaram ao Brasil com o sonho de fazer dessas terras também o seu lar. Eles já fazem parte de Brasília, do Goiás, do Cerrado. Décadas de vivência no Planalto Central e expectativas dos recém chegados fazem a diversidade dessa pesquisa.
    Nos fragmentos desse projeto, nessa ocasião, apresento José Mario: ele é artesão, natural de El Salvador, da província de Santa Ana. El Salvador é um pequeno pais na América Central cheio de mistérios e curiosidades naturais: praias negras, vulcões e lindas montanhas. Quando a saudade, principal tema a se explorar no corações dos imigrantes nesse projeto entra em questão, ele respira fundo, fecha os olhos e em sua língua responde:
    "Primeramente: mi família... hermanos, primos, tios. Extraño también la culinária. Extraño mucho las cosas que yo hacía de "criança", de niño. Extraño también mi hijo, de estar con mi hijo. Extraño también los colores de los pueblos de los interiores, la cultura indígena, estar en volcanes. Extraño hasta los huracanes del Caribe."
    ---
    "Em primeiro lugar: minha familia... irmãos, primos, tios. Sinto saudade também da culinária. Sinto muita saudade das coisas que eu fazia quando eu era criança. Sinto saudade também do meu filho, de estar com meu filho. Sinto falta das cores das vilas, do interior, da cultura indígena, estar nos vulcões. Sinto saudade até dos furacões do Caribe."

    # vimeo.com/145588514 Uploaded 77 Plays 0 Comments

Projeto Guadalupe

Erica de Sousa

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.