1. # vimeo.com/426732703 Uploaded 160 Views 0 Comments
  2. Vídeo gravado durante a Conectatona HL7 FHIR, em 30 de novembro de 2020.

    # vimeo.com/485962622 Uploaded 4 Views 0 Comments
  3. Palestra ministrada pelo Dr. Renato M.E. Sabbatini, como parte do Painel Desafios Tecnológicos para Implantação da Telemedicina, no II Global Summit of Telemedicine and Digital Health, 15 de outubro de 2020.

    # vimeo.com/482088935 Uploaded 1 Views 0 Comments
  4. Renato M.E. Sabbatini, PhD, FIAHSI, FACMI, CPHIMS

    As várias tecnologias de informação e comunicação digital na área de saúde vinham seguindo um ritmo normalmente acelerado nos últimos anos, até que aconteceram enormes mudanças no período da epidemia. A necessidade de isolamento social, e a transformação radical de todo o setor de atenção à saúde e pesquisa científica levaram a uma aceleração extraordinária da inovação e da adoção de tecnologias, como a telemedicina, a receita médica digital, a teleconsulta direta entre profissional e paciente, o uso de registros eletrônicos de saúde, tais como o Prontuário Eletrônico do Paciente, e a assinatura digital com certificados digitais, e até mesmo novos dispositivos digitais que permitem fazer o exame físico e medida de parâmetros vitais a distância (o que em medicina se chama telepropedêutica). No entanto, parte desse progresso foi dificultado pelo baixo e insuficiente uso de tecnologias e padrões abertos especificamente em medicina e saúde. Várias organizações são responsáveis pela criação dessas normas e padrões, como a ISO e a ABNT, a Health Level Seven International (HL7), o IEEE, as Fundações IHE (Integrating the Healthcare Enterprise), openEHR e SNOMED CT, a OMS, e assim por diante. Esses padrões abertos e consensuais têm um importante papel a cumprir na área de interoperabilidade entre sistemas heterogêneos de informação em saúde. O governo federal tem um importante papel, ao criar a Rede Nacional de Dados em Saúde para o mandado de interoperabilidade, com a adoção de diversos padrões abertos, como o HL7 FHIR (r) ou Fast Health Interoperable Resources. Nesta palestra discutiremos o cenârio pós-pandemia e o impacto das tecnologias e padrões abertos na evolução do setor.

    # vimeo.com/476367131 Uploaded 23 Views 0 Comments
  5. # vimeo.com/452268744 Uploaded 15 Views 0 Comments

Renato Sabbatini

Sabbatini Consulting PRO

Canal do Prof. Dr. Renato Sabbatini (renato.sabbatini.com)

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.