1. Um filme-estudo.

    # vimeo.com/35534345 Uploaded 207 Plays 0 Comments
  2. DUAS FITAS
    Ficção, Cor, 16mm, 11min, 2009, SP
    Direção: Felipe Miguel e Lucas Camargo de Barros

    Hugo, um menino de 12 anos, empresta duas fitas de videogame de um colega e vai pegá-las de volta após a morte do garoto.

    Reviews:
    revistacinetica.com.br/duasfitascredito.htm
    revistacinetica.com.br/fbcu116filmes.htm

    Elenco:
    Ugo Breyton - Luciana Canton - Régis Farah - Pedro Henrique Batista - Gabriel Freitas - Vitor Blasques

    Direção e roteiro:
    Felipe Miguel
    Lucas Camargo de Barros

    Direção de produção:
    Carla Comino

    Direção de fotografia:
    Felipe Miguel

    Direção de arte:
    Guilherme Alvarenga

    Som:
    Felipe Chiaramonte

    Montagem:
    Lucas Camargo de Barros

    # vimeo.com/29649214 Uploaded 438 Plays 0 Comments
  3. Fratura filmes, Mosquito project apresentam

    Direçao: Lucas Camargo de Barros
    Duraçao: 11 min
    Ano: 2008
    País: Brasil
    Sinopse: Carlos Renato está desempregado e decide investir numa máquina caseira de fraldas.
    Bitola: Vídeo
    Cor: NTSC Cor
    Fotografia e câmera: Felipe Miguel
    Direçao de Arte: Camila Freiha e Dandara Ferreira
    Roteiro: Lucas Camargo de Barros e Felipe Miguel
    Som: Daniel Weber.
    Ediçao de Som: Rafael Luppo
    Montagem: Lucas Camargo de Barros
    Elenco: Alírio Coelho, Felipe Nunes e Jéssica Bettencourt

    Críticas:

    A perigosa atração do real
    por Eduardo Valente - Revista Cinética

    Entre os curtas “de ficção” vistos na sessão, dois focos distintos de interesse de aproximação com o real foram marcantes (na maior parte dos filmes, através da combinação dos elementos): o primeiro, de ordem estética, diz respeito a um desejo de conseguir dar conta de uma “performance do real” através da tentativa de apagamento do olhar do realizador como manipulação da realidade, buscando uma ilusão de “captura do cotidiano como ele é”. O segundo foco foi a tomada de uma determinada questão ou situação sócio-política como principal ponto de interesse do filme enquanto obra – ou seja, caindo na seara dos chamados “filmes de tema nobre”.

    Embora estes sejam dois pontos de partida bastante complicados por si mesmos, e que representam por isso mesmo um problema e tanto para realizadores iniciantes em especial, a prova de que eles não se constituem prisões inescapáveis para que se atinja resultados fortes como cinema foi o filme Crédito, de Lucas Camargo de Barros (FAAP), que dividiu com Pastoreio os momentos mais fortes da sessão. Se o curta é claramente pensado quase como a ilustração de um postulado sócio-econômico de inspiração marxista, ainda assim ele impressiona justamente por conseguir deixar arestas soltas o suficiente na definição de seus personagens para que eles pareçam existir cinematograficamente – não no sentido tolo de que “parecem gente de verdade”, mas justamente no sentido de que parecem seres construídos que fazem sentido dentro da articulação narrativa do filme. Há no protagonista do filme e na sua relação com o seu entorno (família, trabalho, desejos de ascensão social, etc) um grau de elementos complexos tal que o filme consegue aquilo que de melhor a ficção atinge de vez em quando: que acreditemos que conhecemos aquelas pessoas sem por outro lado poder afirmar que as “entendemos”. Tudo isso se constrói por um posicionamento de câmera discreto e que consegue aquela que se chama às vezes de “a boa distância” (no sentido da justeza do gesto). Para além de quaisquer elogios à realização do trabalho em si, é preciso afirmar que se trata simplesmente (talvez junto com O Céu de Suely) de um dos mais agudos e tristes retratos dos dilemas de completude da classe baixa que se viu feitos no Brasil até agora – e isso se consegue justamente por não fazer dos seus personagens exatamente “exemplos”, mas sim seres únicos.

    O peso do mundo
    por João Toledo

    revistacinetica.com.br/duasfitascredito.htm

    # vimeo.com/60055825 Uploaded 307 Plays 0 Comments

Cinema

fratura filmes PRO

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.