1. Excelente documentário de Eduardo Coutinho.
    Produzido em 1987, durante duas semanas a equipe de Coutinho ficou no Morro Santa Marta, favela do Rio de Janeiro, para falar sobre violência e discriminação.

    Quase 30 anos depois, é possível encontrar fatos que ainda fazem parte da realidade dos morros do Rio de Janeiro. É como se o tempo não avançasse naquele lugar, ou como se aquelas pessoas tivessem ficado esquecidas da sociedade por todo esse tempo, a mercê de suas próprias leis, a espera da sorte.

    Santa Marta: Duas Semanas no Morro nos revela um período em que quase não se falava da presença de traficantes e “chefes do morro”, como se eles simplesmente não existissem. O foco das reclamações dos moradores estava no tratamento ruim que eles recebiam da polícia em suas incursões ao morro e também na esperança de um futuro em que as desigualdades entre a favela e o asfalto fossem um pouco menores. Um jovem franzino de olho meio puxado elogiava as meninas do morro, mais “liberais”, e reclamava que gostaria de ser desenhista profissional “caso as universidades dessem chance aos pobres”. Este mesmo jovem se transformaria alguns anos depois em Marcinho VP, chefe do tráfico do Dona Marta, e foi com ele que João Moreira Salles conversou e pediu autorização para poder rodar Notícias de Uma Guerra Particular. Acreditando que Marcinho ainda poderia se regenerar e voltar a ser aquele de 1987, lhe ofereceu uma bolsa mensal para que ele escrevesse um livro e largasse o tráfico. O livro nunca foi escrito, Marcinho foi preso e em 2003 foi encontrado morto dentro de uma lixeira no presídio de Bangu 3, onde cumpria pena.

    # vimeo.com/17346480 Uploaded 7,103 Plays 1 Comment

Docs

Berenice Filmes

documentários

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.