1. Rubrica do Engenharia num Minuto

    Sabia que se pode reciclar resíduos minerais da nossa indústria de extração em betões?

    Portugal, bem como muitos outros países, dispõe de importantes recursos geológicos, pelo que a exploração da pedra natural se torna uma importante área na economia nacional. Contudo, a extração e transformação de rocha é caracterizada pela produção e existência de quantidades significativas de resíduos, tal como lamas de pó de pedra, que não tendo aplicação, devem ser depositadas em aterros com significativos impactos ambientais e económicos.

    Por outro lado, a produção de betões à base de cimento, um dos pilares do sector da construção nacional, que representa até 10% do PIB, depende da produção de cimento, uma indústria que consome só por si significativos recursos minerais e energéticos, tendo a nível global uma contribuição de cerca de 6% de emissões globais de gases com efeito de estufa.

    Com a aplicação de lamas de pó de pedra em betões, potencialmente como substituto parcial do cimento, conseguem-se resolver 2 problemas simultaneamente, podendo mesmo obter-se betões com melhores propriedades de durabilidade.

    CURIOSIDADE: Portugal tem de comprar cimento ao estrangeiro por ter esgotado as suas cotas de produção de CO2

    # vimeo.com/45235376 Uploaded 47 Plays 0 Comments
  2. Rubrica Engenharia Num Minuto

    Desde o início dos tempos que o homem usa ensaios acústicos para estudar materiais. Por exemplo quando batemos com o dedo num copo conseguimos avaliar se é de cristal ou não, ou até se está rachado. Uma vantagem muito importante deste tipo de ensaio é ser completamente não destrutivo, o que possibilita que seja repetido, no mesmo objeto e no mesmo sítio, as vezes que forem precisas

    Os ensaios acústicos modernos baseiam-se em conhecimentos de física, matemática e computação e utilizam equipamentos sofisticados, ou seja, pertencem ao domínio da engenharia. Uma aplicação bem conhecida é a dos testes com ultra-sons para visualizar um bebé ainda dentro da barriga da mãe. Outra aplicação, bem distinta, é a da avaliação acústica de recintos musicais.

    Ao aplicar os ensaios acústicos ao estudo de materiais, consegue-se descobrir de forma rápida, barata e não destrutiva, muitas das suas propriedades, inclusive se estão danificados ou estragados. Dessa forma é possível ficar a conhecer melhor esses materiais e tomar decisões para uma utilização adequada.

    CURIOSIDADE: Um dos campos mais recentes e interessantes da acústica é o da sua aplicação no estudo de alimentos, como para ver se a fruta já está madura.

    # vimeo.com/45236528 Uploaded 22 Plays 0 Comments

Trabalho de Investigação de João Rio

Joao Rio

Videos relacionados com o trabalho de investigação de João Rio, Investigador Auxiliar no LABEST da FEUP.

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.