1. O filme Separados(11':31”) é uma fotografia com a recusa de fixar-se pelo clique. O que parece um contra-senso, na verdade, determina um alargamento das possibilidades de se pensar o que é a fotografia, ou que limites lhe impõem fronteiras. Em um aqueduto na Espanha, o sol se apresenta por entre as frestas dessa arquitetura e marca a rua com tiras de luz. Nessa rua, as pessoas passam do escuro ao claro como se atravessassem instantes o que faz pensarmos em possíveis fotografias brotando desse trânsito. Seriam retratos das pessoas que teriam origem nos momentos em que elas tocam a luz.

    # vimeo.com/35337751 Uploaded 1,492 Plays 0 Comments
  2. Sobre o sol (16’:26”), é uma fotografia(bem verdade que mais parece um filme!)realizada em Boa Viagem, Recife – PE. Por conta do avanço imobiliário sobre a orla, as tardes nessa praia são cobertas pela sombra gigante que entra na água, deixando por lá a silhueta de prédios da beira mar. Essa sombra só é interrompida por pequenos intervalos entre os edifícios que permitem um escape para que o sol chegue à praia. Lá, nessa situação, brincando com a fragilidade desse sol, encontramos dois meninos, que brincam, que brigam entre a sombra e o que mantém-se de luz. Tão frágil quanto a condição desse sol de tocar na praia, se encontra a manutenção da própria orla, que nos dias atuais é constantemente estressada pelo “pedido” do mar em reaver o seu contorno natural. Boa Viagem devolve a contragosto suas propriedades ao mar que mesmo na sombra, atrita com a praia a volta das posses.


    太陽の上/ソブレ オ ソウ(2010)
    ブラジル北東部のペルナンブーコ州、レシフェのボアビアージェン地区に建ち並ぶ建物の上から撮影された映像。
    夕方になると浜辺は、建築ラッシュにより建てられた高層ビルのシルエットを映し出し、海まで続く巨大な影に覆われる。
    高層ビルの合間を縫って射し込む太陽光が、辛うじてこの影に境界線を描き出し、この儚い太陽の上で子供たちがわずかな光と暗闇の狭間で遊び、戯れている。

    # vimeo.com/17930915 Uploaded 2,264 Plays 2 Comments

Entre a paisagem e a duração

ciadefoto

Um trabalho cujo fio condutor é muito simples, algo muito elementar à fotografia: a luz que, normalmente chamada de natural, aqui aparece como artifício, porque já é filtrada e desenhada pelo ambiente, pela paisagem, pela arquitetura e, claro, reinterpretada…


+ More

Um trabalho cujo fio condutor é muito simples, algo muito elementar à fotografia: a luz que, normalmente chamada de natural, aqui aparece como artifício, porque já é filtrada e desenhada pelo ambiente, pela paisagem, pela arquitetura e, claro, reinterpretada pelo tratamento. A fotografia é uma espécie de luz criada em cativeiro. Trata-se aqui de pensar não em um estado puro, mas sua existência quando ela vive numa semiliberdade, mas que ainda determina formas, comportamentos. Como um cachorro que cresce na cidade e aprende a atravessar a rua, como uma árvore que se desvia dos muros, ou como uma brecha em um telhado que garante a entrada pro céu que escapa pra dentro de casa. Em algum lugar no caminho que liga a paisagem à duração há uma dobra contendo lados externos e internos. No coração dessa dobra, a luz. A dobra supõe um sistema de coexistência entre o que está dentro e o que está fora. No lado avesso desse vinco que une e distingue duração da paisagem está também a fotografia.

Dois filmes habitam essa série o "Sobre o Sol" e o "Separados".

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.