Rafael França, 1986. A obra questiona os conceitos de "ficção" e "não-ficção". Um jovem cometeu suicídio por causa de uma doença terminal. Um amigo que documenta a morte a pedido do suicida é julgado e preso como cúmplice. O testemunho do personagem é pontuado por entrevistas com pessoas reais discutindo as questões que se apresentam.

# vimeo.com/65263735 Uploaded 323 Plays 0 Comments

Follow

Rafael França

Galeria Jaqueline Martins

Este canal abriga os vídeos feitos pelo artista Rafael França.
O artista anuncia aos pais que quer se dedicar à pintura aos nove anos. Nos anos 1970, troca Porto Alegre por São Paulo e inicia uma intensa pesquisa de formas, técnicas e suportes, incentivado…


+ More

Este canal abriga os vídeos feitos pelo artista Rafael França.
O artista anuncia aos pais que quer se dedicar à pintura aos nove anos. Nos anos 1970, troca Porto Alegre por São Paulo e inicia uma intensa pesquisa de formas, técnicas e suportes, incentivado pela artista plástica Regina Silveira. Da pintura e das obras em papel, passa para a performance e a intervenção pública. O trio 3NÓS3, que forma com Mario Ramiro e Hudnilson Jr., mobiliza o público com monumentos que amanhecem cobertos de plástico. Obras de Nam June Paik e Buky Schwarz revelam para França o caminho da videoarte. Em 1982, o artista se transfere para a School of the Art Institute of Chicago e pesquisa formas de narrativa que escapam do documental e estabelecem pontes com áreas como a literatura. Sua obra em vídeo inclui adaptações dos romances Insônia, de Graciliano Ramos, e Alexis ou Le Traité du Vain Combat, de Marguerite Yourcenar, além de peças inteiramente de sua autoria, como Without Fear of Vertigo, de 1987, e Prelude to an Announced Death, de 1991, seu confronto com a própria morte.

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Browse This Channel

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.