1. Conferências realizadas pelo Prof.Dr. Marcelo Perine e o Porf.Dr. Marcelo Fernandes de Aquino no XI Colóquio de Filosofia da Unisinos.

    # vimeo.com/31016331 Uploaded 669 Plays 0 Comments
  2. Algumas das pesquisas de Giorgio Agamben pretendem percorrer e reconstruir o vácuo das trilhas abertas por pesquisadores anteriores como Michel Foucault, Walter Benjamin e Hannah Arendt, entre outros. Agamben utiliza-se freqüentemente do método arqueo-genealógico implementado por Foucault. Neste método, o conceito de técnica e tecnologia tem uma importância singular. Agamben utiliza raramente os conceitos técnica ou tecnologia para se referir ao seu método de pesquisa, porém não é temerário afirmar que ambos conceitos encontram-se operativos através da influência do método de Foucault em suas pesquisas. Para Foucault, as técnicas são correlativas aos dispositivos e estes àepisteme. Entende-se por episteme o conjunto de saberes não ditos que subsistem como condição de possibilidade das práticas discursivas de uma determinada época e sociedade. A episteme é um espaço de ordenação dos saberes que condiciona as possibilidades de conhecimento de certo período histórico. Denomina de dispositivos de saber e poder eixos epistemológicos entorno dos quais se articulam um conjunto maior de discursos e práticas de uma determinada época e lugar. Dispositivos como a segurança, as disciplinas, o sexo articulam e validam os efeitos de poder de saberes como a biopolítica, o poder disciplinar ou as formas de subjetivação. Por último, podemos denominar de técnicas ou tecnologias aos procedimentos de saber e poder através dos quais se implementam os dispositivos. As técnicas concretizam a operacionalidade dos dispositivos de saber e poder. As técnicas dos dispositivos de saber e poder operam de modo semelhante ao conjunto da tecnologia moderna. São meios construídos para um fim, embora também estas em muitos casos tenham-se tornado um fim em si mesmas. Agamben retoma de Foucault, entre outras, a temática da biopolítica com pretensão de corrigir algumas teses. Nesse intuito, Agamben defende a tese de que a episteme originária da biopolítica não está na modernidade, mas na origem da própria política. O que corrobora essa tese é o dispositivo do Homo sacer, ou a sacralização excludente da vida humana presente na origem da política e do direito. Este dispositivo se implementa através de algumas técnicas específicas que, segundo Agamben, passaram desapercebidas para Foucault, entre elas as técnicas do estado de exceção, e o campo. Agamben corrige a Focault ao afirmar que não são a disciplina nem a prisão as técnicas que caracterizam o poder moderno, mas a exceção e o campo.

    # vimeo.com/44527134 Uploaded 1,928 Plays 1 Comment
  3. Para assistir mais vídeos acesse
    http://www.filosofianaescola-es.blogspot.com

    # vimeo.com/34234954 Uploaded 463 Plays 0 Comments
  4. Documentário sobre o filósofo francês Jean-Paul Sartre.

    # vimeo.com/62101517 Uploaded 536 Plays 0 Comments
  5. Para assistir mais vídeos acesse
    http://www.filosofianaescola-es.blogspot.com

    # vimeo.com/34236062 Uploaded 200 Plays 0 Comments

Filosofia

Paulo Henrique Cintra

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.