1. Apresentação na mídia, atividades desenvolvidas e depoimentos do público envolvido no IV Visualidades, que aconteceu em vários lugares da cidade de Sobral entre os dias 26 de novembro e 7 de dezembro de 2012. O Visualidades é um programa de extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA que promove cursos de formação no campo das artes visuais, tendo em vista a articulação das linguagens do documentário, do desenho, da fotografia, da pintura e das instalações com a pesquisa acadêmica. Todos os anos, os trabalhos realizados nos cursos, assim como outros selecionados via edital, vão compor mostras e exposições em vários locais da cidade de Sobral/CE.

    # vimeo.com/76009604 Uploaded 189 Plays 0 Comments
  2. Brasil – 2011 – 13' 30''
    Sinopse: O objetivo do curta “Sumaré: historia, versões e gerações”, é mostrar a historia do bairro contada pelos próprios moradores, com falas de pessoas de diferentes gerações. As historias são contadas por meio de entrevistas, que abrangem alguns temas como: o dia que vieram morar no bairro, como era no período da infância, as mudanças no decorrer do tempo, as brincadeiras, como viviam, a igreja, a escola, as dificuldades de alguns em estudar, entre outros. A proposta do curta é intercalar a voz dos entrevistados de forma dinâmica a mostrar em que se assemelham ou diferenciam-se conforme o tempo e o espaço de ambos: jovens e velhos.
    Ficha técnica: Direção: Daniele do Nascimento Rodrigues; Roteiro: Nilson Almino, Thiago de Castro, Josiany Oliviera Mota, Daniele Nascimento; Produção: Nilson Almino, Daniele do Nascimento Rodrigues; Imagens: Marco Antonio Machado, Francisco Acílio Ferreira dos Santos, Daniele do Nascimento Rodrigues, Cenas cedidas do filme “Sobral no Plural”; Still: Arquivos pessoais de Francisco Antonio de Sousa Castro; Edição e finalização: Márcio Paulo Gonsalves Tibúrcio; Entrevistadores: Nilson Almino, Daniele do Nascimento Rodrigues e Paulo Passos.

    # vimeo.com/84034647 Uploaded 971 Plays 0 Comments
  3. Brasil – 2012 – 10'
    Sinopse: “Estar sempre na rua, jamais abandonar seu posto. De uma estátua exige-se atenção concentrada, um estado de alerta”. Monumentos e bustos povoam praças e avenidas da cidade de Sobral. São moradores muitas vezes anônimos que buscam diálogo, a interlocução com uma população apressada, sem tempo a perder. Mas é o próprio de toda estátua, a capacidade de ser ignorada, de ser um monumento à indiferença ao mesmo tempo em que se firma como uma presença absoluta no espaço urbano.
    Ficha Técnica: Direção Geral, Still, Pesquisa e Imagens: Denis Melo; Imagens e Still: Edilberto Florescêncio; Edição e Finalização: Luis Carlos de Sousa Lima.

    # vimeo.com/84580894 Uploaded 119 Plays 0 Comments
  4. Brasil – 2011 – 11' 46''
    Sinopse: Pretende-se mostrar a partir da perspectiva dos seus moradores, a história da criação do bairro Vila União e o cotidiano. A construção de nossas trajetórias de vida são sempre esboçadas em um “plano de fundo”, ou seja, um espaço que funciona como cenário onde desenvolvemos os atos que contracenamos ao longo das nossas vivências cotidianas. O bairro se apresenta como um desses cenários. É nele que boa parte das nossas histórias são escritas. A conversa com os vizinhos na calçada, as brigas por causa do som alto da casa ao lado, as fofocas nas “bodegas”, o levantar cedo para ir ao trabalho são ingredientes que refletem o cotidiano do espaço em que se habita. Assim um bairro tem muitas histórias para contar, e as pessoas que fazem parte deste contam em suas histórias particulares também a história de seu lugar, do seu bairro, desse espaço que é moldado pelos moradores no seu dia a dia. As histórias de vida dos moradores estão intrinsecamente ligadas à do bairro, que possui uma temporalidade bastante peculiar. A Vila União é uma área de ocupação e ainda é um bairro jovem, não tendo nem mesmo reconhecimento oficial da Prefeitura. É esta a atmosfera que irá ilustrar o filme.
    Ficha técnica: Direção: Josiany Oliveira Mota; Roteiro: Nilson Almino, Thiago de Castro, Josiany Oliviera Mota, Daniele Nascimento; Produção: Nilson Almino, Thiago de Castro e Josiany Oliveira Mota; Imagens: José Ivanésio da Silva, Nilson Almino, Josiany Oliveira Mota e Cenas cedidas do filme “Sobral no Plural”; Still: Acervo da Cáritas Diocesana de Sobral, do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas – Labome, Acervo pessoal de Maria das Graças de Sousa Silva e Maria de Fátima Farias Linhares; Edição e finalização: Janilson Neves, Thiago de Castro, Nilson Almino e Josiany Oliveira Mota; Entrevistadores: Nilson Almino, Josiany Oliveira Mota, João Victor Paiva e Welllingta Maria Vasconcelos Frota.

    # vimeo.com/82281116 Uploaded 255 Plays 0 Comments
  5. Brasil – 2011 - 8' 53''
    Sinopse: De todos os aspectos que podemos observar, não apenas no Bairro Dom Expedito, mas em qualquer outra comunidade situada ou não em meio urbano, algo que podemos tomar como “elementar” é o desenvolvimento de trabalhos voltados para a arte (como teatro e dança, por exemplo), bem como outras manifestações tidas como artístico-culturais, ligadas ou não ao que se define como “cultura popular”. Esse tipo de manifestação é observável em quase todos os bairros sobralenses, sobretudo naqueles tidos como “periféricos”. O vídeo busca esboçar um panorama da cultura do Bairro Dom Expedito a partir da fala de três moradores que possuem envolvimento com manifestações artístico-culturais desenvolvidas na comunidade. Procura saber de que maneira a arte e a cultura se expressam no Dom Expedito, como elas são vivenciadas e como os moradores se relacionam com as manifestações existentes na comunidade, sobretudo com as que os entrevistados representam. Resumidamente, pretende mostrar um determinado aspecto do bairro em questão, tendo por base a voz de quem o percebe a partir de certa vivência, considerando as particularidades que tal experiência vivida pode expressar.
    Ficha técnica: Direção: Thiago de Castro; Roteiro: Nilson Almino, Thiago de Castro, Josiany Oliviera Mota, Daniele Nascimento; Produção: Nilson Almino, Thiago de Castro e Josiany Oliveira Mota; Imagens: Thiago de Castro, Dalila Castro, Acervo da Quadrilha Estrela do Luar e da Escola de Samba Acadêmicos do Dom Expedito; Still: Acervo da Quadrilha Estrela do Luar e da Escola de Samba Acadêmicos do Dom Expedito; Trilha sonora: Oslodum 2004 – DJ Dolores; Edição e finalização: Janilson Neves, Thiago de Castro, Nilson Almino.

    # vimeo.com/81661391 Uploaded 119 Plays 0 Comments

Visualidades

Labome

O Visualidades é um programa de extensão vinculado ao Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - Labome da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (Sobral-CE), que pretende articular a atividade de pesquisa, ensino e relação com a comunidade…


+ More

O Visualidades é um programa de extensão vinculado ao Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - Labome da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (Sobral-CE), que pretende articular a atividade de pesquisa, ensino e relação com a comunidade através da difusão do conhecimento científico no suporte das artes visuais, particularmente o audiovisual (documentário), a fotografia, o desenho, a pintura e as instalações. Os trabalhos selecionados anualmente via edital, compõem mostras e exposições apresentadas, em vários locais da cidade de Sobral. No site do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - Labome, na opção Visualdiades tem a lista completa de todas as versões do evento:
http://uvanet.br/labome
Temos também página no Facebook:
http://facebook.com/Visualidades

Browse This Channel

Shout Box

  • Labome

    O Visualidades é um programa de extensão vinculado ao Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - Labome da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (Sobral-CE), que pretende articular a atividade de pesquisa, ensino e relação com a comunidade através da difusão do conhecimento científico no suporte das artes visuais, particularmente o audiovisual (documentário), a fotografia, o desenho, a pintura e as instalações. Os trabalhos selecionados anualmente via edital, compõem mostras e exposições apresentadas, em vários locais da cidade de Sobral. No site do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - Labome, na opção Visualdiades tem a lista completa de todas as versões do evento:

    uvanet.br/labome

    Temos também página no Facebook:

    facebook.com/Visualidades

    by Labome

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.