1. Produzido pela Frente 03 de Fevereiro.
    Produced by Frente 03 de Fevereiro.

    # vimeo.com/5193559 Uploaded 5,115 Plays 2 Comments
  2. A professora Jane Elliott descobriu uma maneira muito interessante de fazer a Denuncia que ela quer fazer que é sobre a extensão da descriminação racial nos EUA, como ela procede? Ela cria uma situação na qual normalmente as pessoas que praticam sem perceber alguma forma de descriminação, são colocadas na situação de quem esta sofrendo a discriminação, e no momento em que se inverte a posição, em qu a pessoa sente na própria pele o que é estar sendo sistematicamente prejudicada, a pessoa passa a se dar conta como é opressor essa realidade da discriminação, de como as coisas se tornam difíceis quando se tem o mundo de má vontade contra si, foi uma maneira muito engenhosa de trabalhar essa capacidade humana de se colocar na posição do outro, é um exercício que reproduz a realidade da opressão que se aplica não só na questão racial nos EUA mas a outros tipos de discriminação que podem ser melhor interpretados e percebidos através deste exercício

    # vimeo.com/32247412 Uploaded 16K Plays 0 Comments
  3. Dança das Cabaças - Exu no Brasil é uma investigação poética sobre a divindade africana Exu no imaginário brasileiro. Trazido pelos escravos com outros Deuses do panteão Yoruba, Exu foi colocado à margem e passou por um processo de demonização que se inicia na missão católica na África e se estende no período colonial brasileiro, onde seus atributos originais foram ocultados.
    Exu que na África era caracterizado como o princípio da vida, a força que move os corpos, a dinâmica, o senhor dos caminhos e das encruzilhadas, a principal ponte entre os mortais e as divindades que habitam o além, passa a ser visto como a personificação do mal perante o modelo cristão, devido ao seu seu símbolo fálico e seu comportamento astucioso.
    Dirigido por Kiko Dinucci, o filme passa pelas diversas vertentes das religiões afro-descendentes, dos candomblés (de tradição Nagô, Gege, Bantu), Tambor de Mina, passando pela Umbanda e Quimbanda. Dança das Cabaças-Exu no Brasil conta com participações de Sacerdotes e estudiosos.

    dancadascabacas.blogspot.com

    DANCE OF CALABASH - EXU IN BRAZIL - (2006) - Time: 54 min.Format: Mini DVDirected by: Kiko DinucciDance of Calabash - Exu in Brazil is an poetic investigation on the African divinity Exu in the brazilian imaginary. Alongside other Yoruba Gods, Exu was brought to Brazil by the slaves and became demonized during the colonial period, when catholic missions in Africa and in Brazil concealed its original attributes. In Africa, Exu was viewed as the beginning of life, the force that moved bodies, the lord of the paths and cross-roads. It was the main link between the dead and the gods. For the Christians, it became the personification of evil, due to its falic symbol and astute behaviour. Directed by Kiko Dinucci, the movie investigates the different African-brazilian religions, such as candomblé (Nagô, Gege and Bantu traditions), Tambor de Mina, Umbanda and Quimbanda. Special appearances of priests, clergyman and scholars.

    # vimeo.com/1436330 Uploaded 64.2K Plays 16 Comments
  4. Aqui é o trailer de nosso filme Insurreição Rítmica. Esse trailer foi feito com a musica e imagen da Banda Simples Rap'Ortagem que faz uma força grande no movimento Hip-Hop da Bahia.

    Cidadania pela Arte Afro-Brasileira: O Documentário registra a ação de organizações sociais da Bahia que
    utilizam as artes afro-brasileiras para a inserção de jovens e crianças. O esforço de organizações sociais em utilizar a arte Afro-Brasileira como ferramenta de inclusão social e promoção da cidadania para jovens e crianças no Brasil despertou a atenção do cineasta norte-americano Benjamin Watkins que, a partir de 2004, passou a acompanhar o dia-a-dia de quatro dessas organizações sociais.

    As entidades registradas são: a Escola de Música e Dança Didá, criada pelo Mestre Neguinho do Samba, que possui uma banda e um Bloco carnavalesco, formado por mulheres adolescentes do Centro Histórico de Salvador; a Escola Picolino, que por mais de 20 anos, vem difundindo a arte circense e profissionalizando jovens, em Pituaçu; o Bejé Eró, que através de aulas de cidadania, teatro, dança e música, oferece alternativas para os jovens da Vila Viver Melhor, localizado no Ogunjá; e a Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro – ACANNE, que utiliza a capoeira para trabalhar com jovens da periferia e do centro de Salvador no desenvolvimento comunitário e na valorização de suas origens africanas.

    # vimeo.com/3509883 Uploaded 1,052 Plays 2 Comments
  5. Rhythmic Uprising is a documentary that shows how vibrant Afro-Brazilian performing arts are used to fight racism, social exclusion, and poverty in Bahia, Brazil. The film outlines the transformative powers of a large movement of community cultural projects that make up the latest chapter in a creative struggle for racial equality that began four centuries ago.

    This is the intro which also doubles as the film's trailer. Please continue watching with Chapter 2, Periphery.

    # vimeo.com/64610179 Uploaded 592 Plays 0 Comments

Sobre Negros e Negras

JeJê

Canal de coletânea dos vídeos do Vimeo sobre negros, negras e seus universos AfroBrasileiros.

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.