1. Um dos desafios para o nosso desenvolvimento pessoal é nos tornar quem somos. Mas como tornar-se o que se é?

    Aprendemos desde cedo a agir de acordo com valores que são transmitidos por nossos pais, familiares, escola, mídia e sociedade.

    Muitas vezes agradamos os outros para nos sentirmos aceitos, dando maior importância a eles do que a nós mesmos. Em certo ponto nos sentimos dependentes deles para guiar e auxiliar nossas escolhas.

    Conforme amadurecemos, vamos percebendo que nossas experiências de vida são fontes de sabedoria e passamos a utilizá-las para avaliar nossas escolhas e as possíveis consequências delas. Compreendemos que cada decisão implica em uma ou mais renúncias e que podemos nos decepcionar depois, e se o resultado não for o esperado buscamos outros caminhos.

    Quando dedicamos nossa atenção para o que estamos sentindo, nos damos conta do que nos faz bem e do que não nos faz bem. Nos mostramos autênticos quando nossas ações resultam do equilíbrio entre o que sentimos e o que pensamos.

    Passamos a dar maior importância a nós mesmos pelo que somos, reconhecendo os nossos valores e entendendo que os outros possuem os deles, aprendendo que não precisamos ser o que os outros esperam de nós, e nem eles precisam ser o que esperamos. Deste modo apreciamos os outros pelo que são, e a nós mesmos pelo que somos.

    Aos poucos vamos deixando de lado o "eu devo fazer" para o "eu quero fazer", escolhemos o que nos faz sentido e não o que alguém ou um grupo de pessoas espera de nós. Nos abrimos para novas e diferentes experiências, tanto externas quanto internas, potencializando nossa vida e reconhecendo nossas frustrações como possibilidades de superar a nós mesmos e ir além.

    ______________________________
    Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta e educador, acredita que a terapia colabora para a promoção do autoconhecimento, da autenticidade e da autonomia.

    http://www.tautonomia.com
    http://www.facebook.com/tautonomia

    # vimeo.com/117486345 Uploaded 37 Plays 0 Comments

Terapia da Autonomia

Trilhando Autonomia

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.