1. Vocação para cuidar. Assim as parteiras explicam o seu fazer. Vocação para cuidar de outras mulheres em um momento tão importante e delicado do universo feminino: o “ganhar” o filho. Mulheres obstinadas, não deixavam nunca de atender as parturientes, mesmo que para isso tivessem que deixar seus próprios filhos, atravessar enchentes, subir morros no lombo de cavalos, ficar dias na estrada, aprender a conduzir charretes e carros...

    Algumas dessas parteiras estudaram, tiveram um preparo oficial em Escolas de Partos. Outras aprenderam na prática ao acompanhar a avó, a mãe... quando essas saiam para trabalhar. Mesmo com diferenças na constituição do saber, trabalhavam, ora auxiliando, ora substituindo os médicos - dadas as distâncias e a carência destes profissionais. As parteiras eram respeitadas pelo conhecimento que possuíam, cuidavam não só da parturiente como também de toda a sua família. Sua determinação muitas vezes levou à criação de maternidades.

    Essas mulheres guardam na memória as imagens de cada mãe ao ter pela primeira vez o filho nos braços. Guardam o choro dos bebês que ajudaram a vir ao mundo, choro que não é de dor e sim de vida. Vida da qual foram um pouco responsáveis. Atualmente, suas atuações são raras nos grandes centros. Contudo, em um país com proporções tão extensas, essas mulheres ainda têm um papel importante.

    Fez parte da exposição "Mulheres e Práticas de Saúde" do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (http://www.muhm.org.br)

    Direção: Felipe Henrique Gavioli
    Roteiro: Felipe Henrique Gavioli/Marli Gavioli
    Pesquisas e Entrevistas: Éverton Quevedo

    # vimeo.com/6051684 Uploaded 602 Plays 3 Comments
  2. “Vissungo, fragmentos da tradição oral”*

    Documentário, 13 min – Mini DV – Milho Verde (MG) – 2009

    Seleção Oficial 4º Cineport

    Festival Internacional de Cinema de Países de Língua Portuguesa

    Seleção Oficial FEST – Festival Internacional de Cinema de Portugal

    Seleção Oficial 1º Festival do Filme Etnográfico do Recife

    Seleção Oficial CineSul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo

    Seleção Oficial 5ª Mostra Mosca de Cinema de Cambuquira – Cambuquira – MG

    Seleção Oficial CINEME-SE 2009 - Festival da Experiência do Cinema – Santos
    - SP

    Título: Vissungos - fragmentos da tradição oral
    ano: 2009
    duração: 13" aprox.

    Os vissungos são cantos, com funções sociais, executados pelos escravos mineradores de Minas Gerais do século XVII. Estes cantos mesclam palavra do Português com o idioma africano e por diversos fatores desde 1928 são considerados extintos.

    Através das palavras o documentário "Vissungos - fragmentos da tradição oral", conta a história destes cantos e deste povo anônimo que com sua cultura escreveu uma história do Brasil que permanece esquecida.

    # vimeo.com/5344323 Uploaded 26.5K Plays 1 Comment

Historía Oral

Meredith DeCotiis Szypula

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.