1. 24 de março

    Contra a idolatria do cérebro, a atenção ao ventre

    Do ventre procedem todos os coágulos que interrompem o refrão ensurdecedor de havel havâlîm ‘amar qohélét havel havalîm hakol hâvél (I, 2.) com o cortejo das suas variações, vaidade, fumo, vapor, vazio, névoa-nada. São eles: o louvor do prazer e o amor pela luz, e fazem parte daquela ciência dos bens particulares de que fala Guido Ceronetti, apenas possível no momento em que se reconhece que tudo é fome de vento, incoerência tão certa, mais um influxo para a redução do princípio do terceiro excluído: “Por causa de uma desilusão metafísica, é absurdo tomar veneno. Aliás, porque não existe uma verdadeira desilusão metafísica: o mistério continua”. Aqui, ainda mais do que anteriormente, será ele o nosso guia.
    Ao lado do primeiro mal, o destino único de todo o vivo, surpreende-se na boca, na insaciável boca (IV, 7.), submetida à voragem de “mais olhos do que barriga”, o segundo mal: condenação de fome e de palavras. Eis o intelecto abstrato, a razão abandonada a si própria, súcubo dos seus sonhos, desastres inúmeros. Aqui reentram questões de filologia, trabalhos daquela que lê, ciência por determinar.
    Com efeito, apesar de algumas traduções/interpretações nessa direção, Qohélet não é um predicador, ele não quer corrigir a vida, ele aceita a vida, ele sabe que o vivo se agarra à vida, o mesmo sopro exalado por todos (pensamento libertador, segundo Ceronetti), sabe “que cão vivo é melhor que leão morto” (IX, 4.), que o homem vivo deseja uma vida longa, gosta de comer e beber, sabe que os amantes se amam, únicas benesses! A elas, junta-se a doçura da luz (cf. XI, 7.). É assim que a sabedoria da névoa-nada se prende à “plenitude da trivialidade”.

    Maria Filomena Molder é professora catedrática aposentada, FCSH, UNL. Últimas publicações: Símbolo, Analogia e Afinidade, Vendaval, 2009. O Químico e o Alquimista. Benjamin, Leitor de Baudelaire, Relógio d’Água, 2011 – Prémio Pen-Club 2012 para Ensaio. As Nuvens e o Vaso Sagrado, Relógio d’Água, 2014.

    # vimeo.com/123223876 Uploaded 142 Plays 0 Comments

Culturgest

Culturgest - Fundação CGD PRO

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.