1. Vista superficialmente ora de modo positivo, ora negativo, a figura de Macunaíma é de uma ambivalência profunda e agônica no pensamento e no sentimento de Mário de Andrade. O herói sem nenhum caráter (termo complexo que tem aqui mais de um sentido) está ligado às agruras de um país que, se se moderniza, deixa de ser Brasil, e que, se continua a ser Brasil, não se moderniza. Para além disso, o dilema se coloca no quadro mais geral de uma reflexão fabulosa sobre o mal estar na civilização.

    # vimeo.com/126807123 Uploaded 2,537 Plays 2 Comments
  2. ser adjetivado como “quixotesco” é um dos motes para pensar as circunstâncias do fidalgo que quer transformar o ideal em realidade. a força imaginativa é confrontada e representada como loucura. o traço heroico e idealista é um espaço para humanizar-se e para descobrir outros aspectos da vida cotidiana e as crises que enfrentamos na capacidade de ousar diante da realidade que se impõe.

    # vimeo.com/123619860 Uploaded 243 Plays 1 Comment
  3. a descrição da guerra total, do enfrentamento entre sujeitos e a adesão a um modelo de governo que tem em suas mãos a espada e o báculo, o poder militar e o religioso, para assegurar o direito à vida é um aspecto que nutre soluções imediatas e de apelo ao rigor da punição nos tempos atuais. o modelo da relação entre indivíduo e estado é marcado pela ausência da sociedade como corpo constitutivo e, ao mesmo tempo, problemático e de difícil harmonização. a questão a ser enfrentada é: por mais que se critique a lógica da força do estado não existe um sentimento latente para que ele puna e castigue o outro e seus comportamentos diferentes?

    yara frateschi é professora de ética e filosofia política na universidade estadual de campinas desde 2004. é autora de a física da política: hobbes contra aristóteles, bem como de artigos e capítulos de livros sobre aristóteles, thomas hobbes, john locke e hannah arendt.

    # vimeo.com/123735180 Uploaded 443 Plays 7 Comments
  4. com os avanços tecnológicos das últimas décadas parece que nada mais será como antes: nem a nossa maneira de aprender, de trabalhar, de nos relacionar… nem mesmo a política escapa desta transformação. a comunicação digital e as redes estão alterando as configurações de poder e hierarquia, as noções de público e privado, de produção e consumo. o modelo centralizador dá lugar ao modelo colaborativo, distributivo. com a comunicação simultânea e interativa fica evidente a noção de interdependência dos diversos atores desta jornada planetária, como uma ecologia digital, onde tudo está interligado. surge a ideia de inteligência conectiva. estas reflexões fazem parte deste café filosófico com o sociólogo massimo di felice e o advogado ronaldo lemos.

    # vimeo.com/123770714 Uploaded 280 Plays 2 Comments
  5. madame bovary, polêmico romance de gustave flaubert, publicado em 1857, problematiza o incômodo da mulher burguesa em relação ao confinamento na esfera da vida privada e ao ideal de abnegação e total dedicação à vida familiar. desconfortável nessa situação que considera monótona, entediante, emma bovary busca saídas na leitura e na experiência do adultério, transgredindo a moral sexual de sua época e desafiando a ideologia da domesticidade, que se impõe, na europa, desde o início do século xix, legitimada pelo discurso científico da medicina e pela religião. gravada em 10 de abril de 2015.

    # vimeo.com/125039465 Uploaded 487 Plays 0 Comments

CPFL Cultura

Milena Ramos

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.