O projeto "Arte Coletiva – Pardinho" já começou e invade o Centro Max Feffer – Cultura e Sustentabilidade trazendo atividades de criação e mobilização da comunidade para realização de dois espetáculos teatrais e uma exposição de arte, entre 2011 e 2012, na cidade de Pardinho.
A partir de um programa de construção de arte coletiva junto aos alunos e professores das escolas públicas da cidade, o projeto visa à formação de difusores e espectadores da cultura a partir da utilização da pedagogia interdisciplinar nas artes cênicas e nas artes plásticas, promovendo a interação entre alunos, professores, população e comunidade por meio de um processo fundamentalmente humano e relacional essencialmente apoiado na sustentabilidade das relações.
Com patrocínio do Bradesco, co-patrocínio da SP Vias e apoio da Lei de Incentivo a Cultura Federal, o projeto integra as atividades do Centro Max Feffer - Cultura e Sustentabilidade, espaço criado pelo Instituto Jatobás, organização não governamental sem fins lucrativos, para desenvolver e difundir a cultura da sustentabilidade.
O projeto está organizado nos seguintes ciclos: 1º ciclo: construção coletiva de artes cênicas com alunos de 9ª série a 3º colegial – 2º semestre de 2011; 2º ciclo: Construção coletiva de artes cênicas com alunos de 9ª série a 3º colegial – 1º e 2º semestre de 2012; 3º ciclo: Construção coletiva de artes plásticas com professores do ensino público – 1º e 2º semestre de 2012.
O 1º ciclo, que acontece de setembro a dezembro de 2011, está sendo conduzido pela Cia. do Quintal, uma das principais companhias responsáveis pelo desenvolvimento e divulgação da linguagem da improvisação no Brasil.
As atividades desenvolvidas têm por base ações de intercâmbio de experiências e, como princípio fundamental, a escuta. Esse ciclo conta com oficinas para os alunos do ensino público e atividades de integração e improviso feitas por toda a cidade, as quais culminarão num espetáculo em formato de cortejo, a ser realizado dia 04 de dezembro de 2011.
O cortejo, que acontecerá em 04 de dezembro, circulará pela cidade envolvendo toda a comunidade, tanto em sua preparação quanto em sua apresentação.
Todo o roteiro, formato, figurino e instrumentos serão produzidos pelos próprios alunos.

Atuação: COM TATO
Período de Trabalho: Agosto de 2009 até hoje
Realização das atividades: Setembro de 2011 a julho de 2012

Parceiros:

Patrocínio: Bradesco
Co-patrocínio: CCR SPVias
Organização: Instituto Jatobás e Centro Max Feffer
Parceiros: Rizoma Cultural, Jogando no Quintal e Cia EnvieZada
Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal
Audiovisual: Bangalô Filmes / João Pavese

# vimeo.com/36305515 Uploaded 308 Plays 0 Comments

Arte Coletiva / entrevistas Pardinho

Bangalô Filmes

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.