CAPITAL NATURAL 2012

  1. Quanto maior a capacidade de os cidadãos confiarem uns nos outros, além de seus familiares, assim como maior e mais rico for o número de possibilidades associativas numa sociedade, maior o seu capital social.

    No CAPITAL NATURAL # 16 de 2012 (programa semanal produzido pela Aiuê para a BandNews), Fernando Gabeira conversa com o físico e especialista em redes Augusto de Franco, além de conhecer os movimentos Transition Towns e Boa Praça, para entender como o capital social está intimamente ligado ao nível de desenvolvimento de uma sociedade.

    # vimeo.com/51912385 Uploaded
  2. O PIB foi criado para medir o volume de atividades econômicas, mas acabou se transformando no grande parâmetro de progresso das nações. O problema é que ele não computa a degradação dos capitais natural e social e também não distingue atividades que são benéficas para as pessoas daquelas que não são.
    Por que a superação ou complementação do PIB é importante? Quais são as mais importantes iniciativas nessa linha e como elas revelam a emergência de novos valores no mundo?
    Gabeira debate o assunto com o economista Sergio Besserman e o advogado Giovanni Barontini. Rosa Alegria, do Núcleo de Estudos do Futuro, e o fotógrafo Rafael Costa (que fez diversas expedições ao Butão, país que adota o FIB - Felicidade Interna Bruta para medir seu progresso), complementam o debate sobre as alternativas ao PIB.

    # vimeo.com/50569256 Uploaded
  3. A bicicleta como meio de transporte é uma das grandes pautas no guarda-chuva da sustentabilidade urbana, especialmente por causa da adesão meteórica nas congestionadas metrópoles brasileiras.
    A diferença fundamental entre a bicicleta e outros meios de transporte é que seu uso implica ocupar a rua e não apenas trafegar. Mais acesso à bicicleta, com integração ao transporte público, também gera justiça social e benefícios econômicos.
    Neste CAPITAL NATURAL#13, Gabeira debate com o ciclo-jornalista Denis Russo e o ciclo-urbanista ativista Ricardo Corrêa para lançar luz sobre o ciclo virtuoso da bicicleta em seus aspectos menos conhecidos.
    No VT, o projeto Bike Sampa, por seus idealizadores, patrocinadores e apoiadores.

    # vimeo.com/50261398 Uploaded
  4. No CAPITAL NATURAL#12, Gabeira discute os aspectos insustentáveis do trabalho moderno com os economistas Ladislau Dowbor e Eduardo Gianneti da Fonseca e conhece a filosofia do Nadismo.

    As mais diversas tecnologias elevaram brutalmente a produtividade em todo o mundo ao longo do século 20, mas o tempo dedicado ao trabalho não foi reduzido na mesma proporção.

    A moderação do tempo dedicado ao trabalho, em equilíbrio com outras dimensões da vida, pode gerar uma gama de benefícios difusos, sociais, econômicos e ambientais. É uma medida de sustentabilidade do ponto de vista coletivo.

    # vimeo.com/49639713 Uploaded
  5. O termo arte-ativismo vale para qualquer manifestação artística na rua que queira provocar algum tipo de reflexão sobre a vida urbana e a contemporaneidade.

    O que tem o arte-ativismo a ver com sustentabilidade? Com esta pergunta na cabeça, a equipe do Capital Natural percorreu a cidade de São Paulo em busca de lugares e exemplos em que a conexão da arte com o cotidiano da cidade acontece de fato.

    Gabeira debate o assunto com a pesquisadora de arte Lilian Amaral, o artista e empresário Eduardo Srur, e acompanha o jovem artista Rage Art durante uma intervenção que promete fazer os transeuntes vestirem a carapuça.

    # vimeo.com/48313274 Uploaded

CAPITAL NATURAL 2012

AIUÊ : produtora de conteúdo PRO

O Capital Natural é o novo programa do canal BandNews TV realizado pela Aiuê.
Nossa proposta consiste em tratar dos mais variados aspectos do desenvolvimento sustentável e inovação sempre a partir de uma abordagem transdisciplinar.

O programa reestreou…


+ More

O Capital Natural é o novo programa do canal BandNews TV realizado pela Aiuê.
Nossa proposta consiste em tratar dos mais variados aspectos do desenvolvimento sustentável e inovação sempre a partir de uma abordagem transdisciplinar.

O programa reestreou em 16 de junho de 2012 em sua segunda temporada com formato totalmente reformulado, com Fernando Gabeira como mediador e a presença de dois convidados. A direção é de Jorge Saad Jafet e contamos com a jornalista Carolina Derivi na formulação das pautas.

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.