Cinema Socioambiental

  1. Chegou Março! O Mês da Águas!
    agua.catarse.me
    Humildemente pedimos sua contribuição.

    # vimeo.com/120974926 Uploaded 3,778 Plays / / 2 Comments Watch in Couch Mode
  2. Em 1988 os Mebengokrê também conhecidos como Kayapó, em parceria com lideranças indígenas de diversas etnias foram a Brasília lutar pela garantia de seu direitos na Constituição Federal. O artigo 225; garante que um meio ambiente equilibrado é direito de todo cidadão, indígena ou não indígena. De certa forma, se reconhece, que o índio utiliza a sua terra de forma sustentável, sem destruir as matas os rios.

    A civilização indígena brasileira tem preservado e continua a preservar o meio ambiente até hoje. A biodiversidade da floresta e seu potencial farmacológico está lá ainda hoje graças aos indígenas. O regime de chuvas, a qualidade e quantidade das águas tão importantes para consumo das populações urbanas e essencial para produção de energia hidroelétrica. O volume de água está diminuindo. Preservar o direito do índio sobre sua terra é também preserva e protege a vegetação riparia, mananciais e as nascentes.

    A sociedade brasileira conta com o índio para existir, produzir e se desenvolver de forma sustentável, poupar os bens mais preciosos dos nosso filhos e netos.

    É a garantia dos serviços ambientais, tão importantes para a saúde do brasil urbano, e do brasil rural.

    Infelizmente esse equilíbrio está ameaçado. Governo Brasileiro tem atacado o meio ambiente de forma severa, primeiro com empreendimentos hidroelétricos ineficientes, que só prejudicam o meio ambiente e fornecem energia para atividades que despropriam os brasileiros de forma primaria, como a mineração de ouro e o setor eletro-intensivo.

    E agora, a Projeto de Emenda Constitucional 215 nada mais é do que um entrave burocrático para demarcação de Terras Indígenas, que a longa data são reivindicados pelos povos da floresta. Quanto mais tempo se demora para demarcar a terra , mais invasores, garimpeiros e grileiros invadem suas terras, maior é a violência no na área e maior o problema fica.
    Ainda pior que a PEC 215 a bancada ruralista quer aprovar o Projeto de Lei 227, que permitiria qualquer tipo de atividade em áreas indígenas, em resumo, um simplório projeto de lei poderá acabar com qualquer direito do indígena sobre sua terra. A plp 227 é inconstitucional e fere a convenção 169 da Organização internacional do trabalho. Essa decisão politica marca o inicio do fim de uma civilização indígena brasileira. Se ela morrer, morre também o conceito de desenvolvimento sustentável, o sonho da humanidade que só poderia ser realizado pelo Brasil rico em florestas, não pelo Brasil dos pastos degradados, onde se produz menos de um boi por hectare.

    Produtor rural, você que precisa da água nas suas lavouras, você que precisa do controle biológico de pragas, dos animais polinizadores no seu pomar, cafezal ou cultivo de flores, junte-se nós nessa luta. Citadino, você que compreende a importância dos povos indígenas para manutenção dos serviços ambientais, seu valor cultural e linguístico. Junte-se a nós nessa luta.

    “Os ruralistas dizem que tem muita terra para pouco índio mas. Muita terra têm os grandes produtores rurais, representados pela CNA. Segundo o IBGE, os 67 mil maiores proprietários possuem 195 milhões de hectares, 72% a mais que os índios. Além disso, as terras indígenas preservam 98% da sua vegetação nativa e prestam serviços ambientais a toda sociedade.”

    apib.org.br
    belomonteofilme.org
    raoni.com

    cinedelia.com

    # vimeo.com/75677212 Uploaded 300 Plays / / 2 Comments Watch in Couch Mode
  3. Cinedelia is an independent audio-visual initiative of translating our observation of the world into a moving image, a cinematic interpretation dictated by a strong compromise of aesthetic, discursive and technical awareness. As we go along, we aim to define a particular, distinctive language we could use as a means for dialog, communication and imagination. We strive to effectively respond both sensibly and sensitively to the world around us so to actively participate and, if possible, contribute to it.

    # vimeo.com/61757874 Uploaded 271 Plays / / 1 Comment Watch in Couch Mode
  4. O “A Lei da Água (Novo Código Florestal)” é um projeto audiovisual dedicado a esclarecer questões referentes às mudanças no Código Florestal Brasileiro. O filme conta com a colaboração de cientistas e parlamentares para integrar o Amicus curiae da Ação Direta de Inconstitucionalidade da lei N° 12651 no Supremo Tribunal Federal. A cima de tudo, o projeto “A Lei da Água” assume um compromisso com sociedade brasileira, mostrando como a lei ambiental afeta a vida de cada cidadão.
    Afinal, todos necessitam de água limpa em quantidade; produtores rurais, consumidores urbanos, animais e até mesmo empresas de geração de energia hidroelétrica. A qualidade e a quantidade da água está diretamente relacionada a legislação ambiental: um conjunto de normas que definem quais áreas de uma propriedade rural devem ser mantidas com a vegetação nativa, cultivadas ou restauradas. A linguagem cinematográfica facilita o esclarecimento das questões técnicas relativas a legislação.
    O documentário busca opiniões diversas e muitas vezes contrarias sobre o tema, que é complexo, pois nem sempre pode-se aferir com precisão os bens difusos da sociedade, como por exemplo: qualidade da água, ar e fertilidade do solo. As florestas são importantes não somente para a preservação da água e do solo, mas também são vitais para a produção de alimentos que necessitam da ação de polinizadores, tal como o café, o feijão, o milho e a soja. Portanto, busca-se exemplos práticos; o filme da voz a agricultores; apresenta técnicas agrícolas sustentáveis bem sucedidas e casos onde a degradação ambiental exacerbada impede a continuidade de qualquer tipo de cultivo ou criação de animais. Ou seja, o termo: “área degradada”, quer dizer que a área em questão já não possui absolutamente mais nenhuma utilidade para a sociedade.
    Conhecimento e informação são essenciais para o estimulo a uma produção rural sustentável. Bem como, políticas agrícolas coerentes com as necessidades e problemas enfrentados dia a dia pelos brasileiros. E porque não dizer; seres humanos.

    # vimeo.com/103875517 Uploaded 1,265 Plays / / 1 Comment Watch in Couch Mode
  5. "A film funded by the audience, from the Xingu River to the World."
    facebook.com/BeloMonteOFilme

    # vimeo.com/44877149 Uploaded 13.6K Plays / / 11 Comments Watch in Couch Mode

Cinema Socioambiental

CINEDELIA Plus

A Cinedelia é uma produtora de cinema e vídeo focada em projetos socioambientais que valorizam o desenvolvimento não apenas econômico, mas também humano, feito de forma justa, honesta e sustentável.

Browse This Channel

Shout Box

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels. Channels