Cinema Socioambiental

  1. Demarcação Já! Filme completo.
    E que todo nosso esforço em conjunto, concentrado neste projeto artístico de poesia, música e filme, possa contribuir para que os territórios sagrados da sociedade indígena brasileira existam neste Brasil tão cheio de injustiça e incompreensão.

    # vimeo.com/214298213 Uploaded 4,491 Plays 3 Comments
  2. Juntos pela ampliação! Falta muito pouco para a assinatura da ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros!
    Mas enquanto isso os desmatamentos na área são diários! A causa é urgente! O prazo de dois mês já passou e não podemos desistir agora! Estamos tão perto! Entre nessa luta também! Compartilhe o vídeo e participe da mobilização da Fundação Mais Cerrado.

    # vimeo.com/180962256 Uploaded 1,622 Plays 1 Comment
  3. Chegou Março! O Mês da Águas!

    # vimeo.com/120974926 Uploaded 4,476 Plays 3 Comments
  4. Em 1988 os Mebengokrê também conhecidos como Kayapó, em parceria com lideranças indígenas de diversas etnias foram a Brasília lutar pela garantia de seu direitos na Constituição Federal. O artigo 225; garante que um meio ambiente equilibrado é direito de todo cidadão, indígena ou não indígena. De certa forma, se reconhece, que o índio utiliza a sua terra de forma sustentável, sem destruir as matas os rios.

    A civilização indígena brasileira tem preservado e continua a preservar o meio ambiente até hoje. A biodiversidade da floresta e seu potencial farmacológico está lá ainda hoje graças aos indígenas. O regime de chuvas, a qualidade e quantidade das águas tão importantes para consumo das populações urbanas e essencial para produção de energia hidroelétrica. O volume de água está diminuindo. Preservar o direito do índio sobre sua terra é também preserva e protege a vegetação riparia, mananciais e as nascentes.

    A sociedade brasileira conta com o índio para existir, produzir e se desenvolver de forma sustentável, poupar os bens mais preciosos dos nosso filhos e netos.

    É a garantia dos serviços ambientais, tão importantes para a saúde do brasil urbano, e do brasil rural.

    Infelizmente esse equilíbrio está ameaçado. Governo Brasileiro tem atacado o meio ambiente de forma severa, primeiro com empreendimentos hidroelétricos ineficientes, que só prejudicam o meio ambiente e fornecem energia para atividades que despropriam os brasileiros de forma primaria, como a mineração de ouro e o setor eletro-intensivo.

    E agora, a Projeto de Emenda Constitucional 215 nada mais é do que um entrave burocrático para demarcação de Terras Indígenas, que a longa data são reivindicados pelos povos da floresta. Quanto mais tempo se demora para demarcar a terra , mais invasores, garimpeiros e grileiros invadem suas terras, maior é a violência no na área e maior o problema fica.
    Ainda pior que a PEC 215 a bancada ruralista quer aprovar o Projeto de Lei 227, que permitiria qualquer tipo de atividade em áreas indígenas, em resumo, um simplório projeto de lei poderá acabar com qualquer direito do indígena sobre sua terra. A plp 227 é inconstitucional e fere a convenção 169 da Organização internacional do trabalho. Essa decisão politica marca o inicio do fim de uma civilização indígena brasileira. Se ela morrer, morre também o conceito de desenvolvimento sustentável, o sonho da humanidade que só poderia ser realizado pelo Brasil rico em florestas, não pelo Brasil dos pastos degradados, onde se produz menos de um boi por hectare.

    Produtor rural, você que precisa da água nas suas lavouras, você que precisa do controle biológico de pragas, dos animais polinizadores no seu pomar, cafezal ou cultivo de flores, junte-se nós nessa luta. Citadino, você que compreende a importância dos povos indígenas para manutenção dos serviços ambientais, seu valor cultural e linguístico. Junte-se a nós nessa luta.

    “Os ruralistas dizem que tem muita terra para pouco índio mas. Muita terra têm os grandes produtores rurais, representados pela CNA. Segundo o IBGE, os 67 mil maiores proprietários possuem 195 milhões de hectares, 72% a mais que os índios. Além disso, as terras indígenas preservam 98% da sua vegetação nativa e prestam serviços ambientais a toda sociedade.”

    apib.org.br
    belomonteofilme.org
    raoni.com

    cinedelia.com

    # vimeo.com/75677212 Uploaded 435 Plays 2 Comments
  5. A SOS Mata Atlântica apresenta um vídeo que aponta a importância do Cadastro Ambiental como instrumento de planejamento e gestão, com base no depoimentos de especialistas e entrevistas, o filme destaca como exemplo a experiência de Caxias do Sul, em contraponto a baixa implementação do CAR em outros Estados. O filme tem como objetivo principal ser utilizado para fomentar debates, mobilizações e avaliações da sociedade e instituições sobre a implementação parcial de dispositivos do Código Florestal, mesmo com todas as controvérsias que envolvem essa Lei.

    # vimeo.com/167962610 Uploaded 139 Plays 0 Comments

Cinema Socioambiental

CINEDELIA Plus

A Cinedelia é uma produtora de cinema e vídeo focada em projetos socioambientais que valorizam o desenvolvimento não apenas econômico, mas também humano, feito de forma justa, honesta e sustentável.

Browse This Channel

Shout Box

  • Felipe Careli

    Olá, sou Felipe, produtor do programa Estúdio Móvel da TV Brasil. Conhecemos e admiramos muito o trabalho de vocês, seus vídeos e gostaríamos de convidá-los para uma entrevista coma gente. Se puderem me responder nesse email felipe.castro@ebc.com.br , e me passar um contato de vocês, para que eu possa explicar melhor a proposta do programa, seria ótimo. Desde já, muito obrigado! Abraços

    by Felipe Careli

  • CINEDELIA
  • CINEDELIA

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.