1. NO EASY WALK (1961-1963)

    The civil rights movement discovers the power of mass demonstrations as the Rev. Martin Luther King, Jr. emerges as its most visible leader. Some demonstrations succeed; others fail. But the triumphant March on Washington, D. C., under King's leadership, shows a mounting national support for civil rights. President John F. Kennedy proposes the Civil Rights Act.

    DIFÍCIL CAMINHADA (1961-1963)

    O movimento dos direitos civis descobre o poder das manifestações de massa na medida em que o reverendo Martin Luther King, Jr. surge como seu líder mais visível. Algumas demonstrações são bem sucedidas, outras não. Mas o triunfo da Marcha sobre Washington, sobre a liderança de Martin Luther King Jr., revela o aumento do apoio nacional aos direitos civis. O presidente John F. Kennedy propõe a Lei dos Direitos Civis.

    # vimeo.com/43462957 Uploaded 61.7K Plays 0 Comments
  2. BRIDGE TO FREEDOM (1965) - A decade of lessons is applied in the climatic and bloody march from Selma to Montgomery, Alabama. A major victory is won when the federal Voting Rights Bill passes, but civil rights leaders know they have new challenges ahead.

    PONTE PARA A LIBERDADE (1965) - Selma, Alabama, 1965. Anos de luta vieram à tona nesta batalha climática e sangrenta pelos direitos de voto. Distúrbios raciais em cidades do norte dos Estados Unidos ocorreram durante o verão de 1964. O movimento dos direitos civis completava dez anos, e a não-violência tinha sido a estratégia. Mas poderia a não-violência funcionar numa sociedade cujo ódio crescia a cada dia?

    Para o mundo, Martin Luther King Jr. passou a simbolizar o sucesso da estratégia da não-violência, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em dezembro de 1964. Mas nos Estados Unidos, jovens militantes estavam começando a desafiar a liderança de King.

    Condado de Dallas, Selma, Alabama. Por mais de um ano, os organizadores do Comitê Coordenador Estudantil Não-Violento, SNCC, tinham trabalhado com os moradores do condado numa campanha de registro de eleitores. No final de 1964, o Comitê estava esgotado, com pouco dinheiro para continuar. Líderes negros de Selma recorreram a Martin Luther King e a Conferência das Lideranças Cristãs do Sul para obter ajuda. A presença de King reabriu uma antiga rivalidade entre os ministros da SCLC e os jovens ativistas do SNCC.

    Mais de metade dos cidadãos do condado de Dallas eram negros, mas menos de um por cento foram registrados em 1965. Por toda parte do Sul, o costume e a lei há muito tempo impediram os negros de se registrar. Em 18 de janeiro de 1965, SNCC e SCLC colocaram de lado suas diferenças e lançaram um esforço combinado. As escadarias do Tribunal do Condado de Dallas se transformaram num palco dramático quando potenciais eleitores alinharam-se no escritório de registro eleitoral de Selma.

    Apesar do xerife Clark tentar controlar seu temperamento, a tensão veio à tona. Em meados de janeiro, ele prendeu a Sra. Amelia Boynton, uma líder comunitária respeitada. Contrariados com a prisão da Sra. Boynton, a 105 professores locais marcharam para o tribunal, em protesto, sabendo que poderia ser demitidos pela diretoria da escola dos brancos. A marcha dos professores foi a primeira demonstração da classe média negra em Selma.

    A violência irrompeu durante uma marcha em uma cidade vizinha. Um jovem chamado Jimmy Lee Jackson, ao tentar proteger sua mãe, foi baleado à queima-roupa por um policial do Alabama e morreu oito dias depois. Em resposta a morte de Jackson, SCLC propôs uma marcha simbólica que começaria em Selma e percorreria 54 quilômetros até a capital em Montgomery.

    Apesar de proibição do governador Wallace, 600 pessoas reuniram-se na Igreja Brown Chapel AME no domingo, 7 de março, para iniciar a marcha para Montgomery. Ao cruzar a ponte Pettus Edmund, os participantes foram violentamente reprimidos pelos soldados do Alabama, no que ficou conhecido como Domingo Sangrento e foi televisionado para todo o país. Lideranças do movimento enviaram um apelo a participação dos amigos e das pessoas de boa vontade. De todo o país, as pessoas vinham para Selma, entre eles 450 clérigos brancos.

    Planos para a marcha permaneceram paralisados, enquanto se aguardava uma decisão do tribunal federal, que finalmente autorizou a marcha de Selma para Montgomery. Domingo, 21 de março, apenas 62 dias após o início da campanha, 3.200 pessoas se reuniram na Igreja Brown Chapel para a viagem a Montgomery. Ao final dos cinqüenta e quatro quilômetros e cinco dias, 25 mil pessoas participaram da marcha. Na euforia do momento, ninguém podia saber que o tradicional movimento dos direitos civis nunca mais seria o mesmo. A frágil coalizão que havia moldado o movimento por tanto tempo estava chegando ao fim. O presidente Johnson assinou a Lei dos Direitos de Voto em 6 de agosto de 1965. No verão seguinte, nove mil eleitores negros foram registrados no Condado de Dallas.

    # vimeo.com/44328889 Uploaded 33.1K Plays 1 Comment
  3. POWER! (1966-1968) - The call for Black Power takes various forms across communities in black America. In Cleveland, Carl Stokes wins election as the first black mayor of a major American city. The Black Panther Party, armed with law books, breakfast programs, and guns, is born in Oakland. Substandard teaching practices prompt parents to gain educational control of a Brooklyn school district but then lead them to a showdown with New York City's teachers' union.

    PODER! (1966-1968) - A chamada pelo Poder Negro (Black Power) assume várias formas em meio às comunidades na América negra. Em Cleveland (Ohio), Carl Stokes vence a eleição como o primeiro prefeito negro de uma grande cidade americana. O Partido dos Panteras Negras nasce em Oakland (Califórnia), armado com livros jurídicos, programas matinais e armas. Práticas de ensino precárias incitam os pais dos alunos a conquistarem o controle educacional de uma escola do distrito de Brooklyn, mas, em seguida, leva-os a um confronto com sindicato dos professores de Nova Iorque.

    # vimeo.com/45511413 Uploaded 7,265 Plays 0 Comments
  4. TWO SOCIETIES (1965-1968) - Martin Luther King, Jr. and the Southern Christian Leadership Conference (SCLC) come north to help Chicago's civil rights leaders in their nonviolent struggle against segregated housing. Their efforts pit them against Chicago's powerful mayor, Richard Daley. When a series of marches through all-white neighborhoods draws violence, King and Daley negotiate with mixed results. In Detroit, a police raid in a black neighborhood sparks an urban uprising that lasts five days, leaving 43 people dead. The Kerner Commission finds that America is becoming "two societies, one black, one white, separate and unequal." President Lyndon Johnson, who appointed the commission, ignores the report.

    DUAS SOCIEDADES (1965-1968) - Martin Luther King Jr. e a Conferência da Liderança Cristã do Sul (Southern Christian Leadership Conference) chegam ao norte para ajudar os líderes dos direitos civis de Chicago em sua luta não-violenta contra a habitação segregada. Seus esforços os colocam contra o poderoso prefeito de Chicago, Richard Daley. Quando uma série de marchas através de todos os bairros brancos atrai violência, King e Daley negociam, com resultados mistos. Em Detroit, uma batida policial em um bairro negro desperta uma revolta urbana que dura cinco dias, deixando 43 pessoas mortas. A Comissão Kerner conclui que os Estados Unidos estão se tornando "duas sociedades, uma negra, uma branca, separadas e desiguais". O presidente Lyndon Johnson, que nomeou a comissão, ignora o relatório.

    # vimeo.com/45163554 Uploaded 8,917 Plays 0 Comments
  5. THE PROMISED LAND (1967-1968) - Martin Luther King stakes out new ground for himself and the rapidly fragmenting civil rights movement. One year before his death, he publicly opposes the war in Vietnam. His Southern Christian Leadership Conference (SCLC) embarks on an ambitious Poor People's Campaign. In the midst of political organizing, King detours to support striking sanitation workers in Memphis, where he is assassinated. King's death and the failure of his final campaign mark the end of a major stream of the movement.

    A TERRA PROMETIDA (1967-1968) - Martin Luther demarca novos caminhos para si, contribuindo para a rápida fragmentação movimento dos direitos civis. Um ano antes de sua morte, ele se opõe publicamente a guerra do Vietnã. A Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC) embarca na ambiciosa Campanha das Pessoas Pobres. No meio da organização política, King faz um desvio para apoiar a greve dos trabalhadores de saneamento em Memphis, onde ele é assassinado. A morte de King e o fracasso de sua campanha final marcam o fim de um fluxo importante do movimento.

    # vimeo.com/46072851 Uploaded 17.7K Plays 0 Comments

Eyes on the Prize

Gary

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.