A LINHA DA ÁGUA

  1. This video is about Teaser 2

    Uploaded
  2. This video is about Teaser 1

    Uploaded
  3. Uploaded

A LINHA DA ÁGUA

Colectivo Matriz

A LINHA DA ÁGUA é um documentário de observação: regista o quotidiano de uma comunidade que se forma no interior de um edifício abandonado no centro de S. Paulo - o Othon Palace Hotel, outrora referência dos hotéis de luxo da cidade. Partindo das vivências,…


+ More

A LINHA DA ÁGUA é um documentário de observação: regista o quotidiano de uma comunidade que se forma no interior de um edifício abandonado no centro de S. Paulo - o Othon Palace Hotel, outrora referência dos hotéis de luxo da cidade. Partindo das vivências, das inquietações e desejos dos seus moradores, evoca a dimensão mais ampla das questões abordadas pelos intervenientes, reflectindo sobre o modo 1. como vivemos nas cidades contemporâneas, 2. como estas respondem às elementares necessidades do homem e 3. como aqueles que são excluídos lutam pela sua sobrevivência.

A narrativa do filme constrói-se em torno dum particular aspecto da vida neste edifício: desprovidos de água canalizada, os moradores servem-se dum poço que se encontra na cave. A água, transportada em garrafões e baldes, é carregada às costas dos moradores, ao longo da escadaria dos 24 pisos do edifício. A imagem de tal trajecto vertical, profundamente cinematográfica, é o elemento comum a todos os que habitam o prédio, interceptando e aproximando o testemunho de cada um, relacionando as personagens entre si, reforçando a circunstância de estarem juntos, independentemente de onde venham e para onde possam ir. Este aspecto, extremamente condicionante do quotidiano, revela-se do maior impacto na realidade documentada uma vez que, para além de representar a luta pelas elementares condições de vida, constitui por si só, um modelo de oposição simbólica à estruturação hierárquica e piramidal das sociedades, uma vez que tanto mais duras são as vidas quanto mais alto é o andar em que se habita.

A conclusão do filme revela o desenlace da ocupação. No dia 18 de Junho de 2013, durante as grandes manifestações que se propagaram pelo Brasil e após uma noite de confrontos mais inflamados ao redor da Prefeitura, que incluíram a vandalização das suas portas e a destruição de um banco no piso térreo do Othon Palace Hotel, este foi desocupado e os acessos vedados com tijolos e cimento.

As filmagens decorreram entre Março e Junho de 2013, no Othon Palace Hotel, em S. Paulo.

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.