1. Este é um exercício de animação no after effects com múltiplas layers.

    Importação: importar os arquivos do photoshop como composition cropped layers. Assim os elementos da imagem estarão em diferentes layers e com o tamanho da figura e não da composição inteira.

    Composição: criar uma composição com o preset NTSC DV Widescreen.

    Preparação: mover os anchor points das figuras para a ponta e não o centro das mesmas com a ferramenta Pan Behind Tool.

    Animação: colocar marcadores para estabelecer o tempo da animação e dos keyframes que serão colocados em seguida. Marcar keyframe inicial e final de rotação e posição. Animar peças separadamente com a Rotation Tool e Selection Tool montando as figuras e marcando os keyframes necessários.

    Finalização: selecionar todos os keyframes e apertar o botão direito, keyframe assistant, easy ease para dar slow in e slow out à animação das peças. Ativar o efeito de Motion Blur nas layers das peças.

    # vimeo.com/74947077 Uploaded 48 Plays 0 Comments
  2. Compisição: 1080x720, framerate 29.97.
    Importação: PSD do foguete.
    Preparação: duplicar a layer com o psd três vezes. Redimensionar as figuras e alinhá-las usando window>align.
    Criar em todas as layers keyframes em 1 e 5seg alterando a posição das figuras do eixo x.

    Linear: nessa layer nada foi alterado.
    Ease In: aplicar no ultimo keyframe botão direito>keyframe assistant>easy in, para que o foguete desacelere no final da animação.
    Ease Out: aplicar no primeiro keyframe botão direito>keyframe assistant>easy out, para que o foguete acelere no começo da animação.
    Easy Ease: selecionar todos os keyframes e aplicar botão direito>keyframe assistant> easy ease, para que o foguete inicie a animação acelerando e desacelere no final da mesma.

    Texto:
    Os textos aplicados com a ferramenta texto para descrever a ação de cada foguete. Aplciar nos textos botão direito>layer stiles>drop shadow, para que a leitura fique melhor.

    Mascara:
    Criar um sólido e uma máscara. Na configuração da máscara mudar o status "Add" para "Subtract". Alterar dentro da mascara o valor do feather utilizado para fazer a tranposição da máscara sobre as outras layers.

    # vimeo.com/76958930 Uploaded 27 Plays 0 Comments
  3. Composição: 1080x720, framerate 29.07
    Importação: logotipo da Triton.
    Preparação: fazer uma máscara branca e colocar por baixo do logo da marca. Selecionar a layer do logo e da máscara e clicar botão direito>pré-compose.

    Na composição principal ir na barra de ferramentas>layer>auto-trace>current frame e channel>luminance, para que cada contorno da letra do logo da Triton seja uma máscara separada.
    Deletar a primeira máscara feita, utilizada para o fundo branco.

    Efeitos:Adicionar o efeito 'Stroke' sobre a layer do logo. Nas configurações do efeito aplicar em todas as márcaras (all masks), escolher um cor para o stroke, e o tamanho do mesmo (brush size) que no video foi utilizado aproximadamente 6. Para animar a marca aparecendo, deixar o END EM 0% no início do vídeo e em 5seg alterar para 100%, assim as letras vão sendo "desenhadas". O ponto de inicio de como cada letra vai ser "desenhada" pode ser alterado dando um clic com o botão direito no vertex desejado da mask e selecionando option>mask and shape path>set first vertex.
    Aplicar o efeito 'Glow' para o brilho semelhante ao 'neon' e no parâmetro "Glow Threshold" achar o ponto onde há uma mudança na cor utilizada. Alt + clic no relóginho do Glow Threshold para colocar a expressão Wiggle (x, y) determinando os valores necessários para que a mudança de cor possa ser visivel, dando a sensação de que o logo está piscando.

    # vimeo.com/79873711 Uploaded 34 Plays 0 Comments
  4. Composição: 1080x720, framerate 29.97.
    Importação: Imagem Harry Potter.

    Duplicar a layer da imagem e trancar a cópia. Na layer original (de baixo) criar uma máscara retangular que seja pouco maior do que a imagem 'Harry Potter'.
    Efeito Wipe: criar um keyframe inicial com a máscara cobrindo a palavra e em seguida criar um keyframe final com a palavra aparecendo. Na catergoria da layer deixar o Mask Path selecionado. Para o corte da layer não ficar muito brusco enquanto a palavra aparece, adicionar Feather à layer. Trancar a layer.

    Destrancar a layer de cópia (de cima).
    Efeito 'Raio': criar uma máscara retangular com a largura da haste da letra H ou P e adicionar o Feather. Criar keyframes nessa máscara como os da máscara utilizada na outra layer, assim ela passará pela palavra.

    Efeitos: Aplicar o efeito Glow na layer de cópia. Em Glow Dimencions modificar para "vertical". Alterar Glows Radius para 210, Glow Intensity para 2,2 e Glow Threshold para 12,5.

    Música: Hedwig's Theme, do compositor John Williams. Utilizada na abertura dos filmes da franquia Harry Potter.

    # vimeo.com/79877993 Uploaded 70 Plays 0 Comments
  5. Importação: importar a imagem do fundo, a imagem do surfista separado e da onde também separada.
    Preparação: habilitar o 3D das layers do fundo e do surfista. Abrir 2 views, para entender a profundidade. A primeira janela em Active Camera e a segunda em Costum View 1. Mover o fundo para trás e o surfista um pouco para frente.

    Câmera: criar uma câmera de 28mm em layer>new>camera, em seguida criar um Null object em layer>new>null object. Fazer um parent da câmera no null object e habilitar o 3D do null. Criar um keyframe inicial em todos os parâmetros de rotação, posição e orientação da câmera e depois criar um keyframe final modificando esses valores para criar um movimento sutil da câmera se aproximando.

    Na layer da onda recortar com a caneta (para criar uma mask) a parte da onda que vai ser utilizada. Duplicar a layer e deletar a mask da layer original (de baixo). Em seguida desligar a visualização da layer original. Na layer de cópia (de cima) adicionar Feather.

    Efeitos: para a onda ficar em petro e branco (para fazer track matte) adicionar o efeito TINT, em seguida adicional o efeito LEVELS para contrastar mais o preto e o branco da onda.

    Track Matte: habilitar o track matte na layer de baixo. Alterar o Mode para "Luma Matte" para a máscara de cima ser usada e ainda ter o track matte.

    Fazer um pré-compose com as layers do track matte e em seguida colocar a pré-composição em 3D e em Overlay. Arrumar o Anchor Point da layer.
    Duplicar a pré-compose e ajustar seu tamanho e posição para dar o efeitos da câmera estar passando por entra as gotículas d´água.

    Música: Somewhere Over the Rainbow, do compositor Harold Arlen com letra de E. Y. Hardburg, interpretada por Israel Kamakawiwo'ole.

    # vimeo.com/79967218 Uploaded 31 Plays 0 Comments

Exercícios After Effects

Live Gabriela Woiciekoski

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.