Projeto 3s

Projeto 3s

Marcelo Monteiro Plus

3s

O Estúdio Hybrdo, a partir de uma pesquisa de Marcelo Monteiro, organizou uma ação de modelo vivo em movimento com o intuito de unir em um mesmo processo criativo diferentes linguagens artísticas. A base para o início de um diálogo entre os artistas…


+ More

3s

O Estúdio Hybrdo, a partir de uma pesquisa de Marcelo Monteiro, organizou uma ação de modelo vivo em movimento com o intuito de unir em um mesmo processo criativo diferentes linguagens artísticas. A base para o início de um diálogo entre os artistas escolhidos pelo Estúdio Hybrido surgiu dos escritos de Paul Valery sobre os desenhos das bailarinas de Degas, do gesto do desenho de Caribé e da pesquisa de Teresa Poester sobre o gesto no desenho, entre influências de outros autores (Michaux, arte oriental). Usando ainda um vídeo (“Beams Story”, do artista Matthew Dear) como referência inicial, Marcelo fez, por meio da rede social, o convite aos artistas escolhidos e, através da web, se iniciou uma conversa plena de possibilidades criativas. A proposta: fazer 3 encontros, de aproximadamente 3 horas cada, no período de uma semana. Foi acordado que o centro da ação seria a bailarina, e todos artistas, de maneira livre e crescente, buscariam alcançar uma sincronia iniciada pelos ritmos e gestos da primeira (e também pelas impressões das ações dos artistas entre si). As áreas artísticas envolvidas no processo foram: dança, música, desenho, pintura, fotografia, vídeo e poesia. O processo possibilitou a cada integrante do projeto a consciência de seu próprio processo criativo e, ao mesmo tempo, uma amplificação dos sentidos e da percepção do todo. Consequentemente, gerou um diálogo simultâneo e plural entre as ações e criações das diversas áreas artísticas envolvidas. A proposta tinha uma intenção mais experiencial do que experimental, indo ao encontro da experiência vivida, e consistiu em cada artista tentar resgatar o tempo do gesto e do movimento no tempo da ação. Essa proposta nos remeteu ao nome do projeto - “3s”, ou seja, 3 segundos - tempo que o cérebro humano leva para registrar o tempo presente. A dinâmica do processo não teve a pretensão de chegar a uma conclusão, mas ao invés disso, se aproximar do caráter de “poiética”, tema este também estudado por Valery, que trata a obra-sendo-feita, ou seja, é uma reflexão sobre o que está em obra na obra, dos meandros do processo criativo. "

Os artistas que participam do projeto nas diversas áreas são:
Marcelo Monteiro, na pesquisa, desenho, pintura e filmagem;
Carla Vendramin, na dança;
Ney Hugo, no baixo;
Cássio Forti, na guitarra;
Rodrigo Leszcynski Souto na bateria eletrônica;
Marcio Vaz, no desenho e na pintura;
Hugo Varella, na poesia;
Joana Castilhos, na filmagem e video;
participação especial de Mayra Redin com video;
figurino de Vanessa Berg;
captação de áudio por Rafael Rodrigues.
Agradecimentos especiais à Valéria de Abreu pelas fotos e pela presença amiga e ao André Barrili pelo apoio no áudio.

2015
Integrantes do Projeto 3s:

Marcelo Monteiro - artista visual
Marcio Vaz - artista visual
Carla Vendramin - bailarina
Hugo Varella - poeta/visual/musical
Joana Castilhos - artista visual
Vanessa Berg - design de moda
Cassio Forti - musico
Scafandro - grupo musical experimental

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.