1. A explicação do termo Chi Kung, segundo o estudo dos caracteres que esta expressão contém.

    # vimeo.com/163473864 Uploaded 453 Plays 0 Comments
  2. Este vídeo estabelece alguns princípios sobre a prática desta arte e a sua integração no dia a dia do praticante.

    # vimeo.com/159810559 Uploaded 192 Plays 0 Comments
  3. Quando conheci o Peter Den Dekker, ele tinha acabado de sair de uma aula de Chi Kung sentado.

    Explico-me que era um grupo, em que os alunos tinham em comum serem seropositivos.

    Com resultados muito para além do que tinha sido esperado por ele, manteve esta classe por quase uma década.

    Ainda hoje esta classe existe, mas tornou-se uma classe aberta, para que todos possam beneficiar desta prática.

    Não existe teoria, nem estudos exaustivos por detrás dos efeitos que o Chi Kung sentado pode criar no praticante. A única resposta pessoal que encontro é pela sua simplicidade. Esta simplicidade, em corpos e mentes sobre carregados com o complexo e agitação, permite encontrar aqui um oasis de que realizar menos é efectivamente obter mais.

    Boas práticas

    # vimeo.com/162718663 Uploaded 339 Plays 0 Comments
  4. Um aperto de mão que tem de ser firme e presente, sem ser demasiado tenso
    A entrevista de emprego que tem de fazer a diferença
    Aquele discurso ou apresentação, durante os próximos 10 minutos, que exigem uma concentração máxima
    A conversa que pode mudar o mundo ou virar o mundo ao contrário
    O abraço que nutre e não esmaga
    O olhar que pode dizer mais que mil palavras
    A chávena que em vez de cair no chão, miraculosamente, caiu nas mãos
    Aquele movimento instintivo que impediu a queda
    Aquele manobra súbita, ao volante, que salvou a sua vida e dos outros
    Estas são algumas das manifestações das força direcionada na sua vida. Esta força define-se como focar a nossa Energia Vital, num determinado ponto, no espaço ou no tempo.

    Estas necessidades de foco, são frequentemente inesperadas e são no mínimo intensas.

    São situações dependem do seu grau de concentração, da sua entrega ao momento presente, mas também do seu grau de espontaneidade.

    Ou seja, não se treinam no dia anterior, nem 10 minutos antes. Significam, um treino para a vida, um treino contínuo dos sentidos.

    Embora algumas destas situações estejam relacionadas com uma resposta rápida, é o grau de relaxamento antes das mesmas que pode definir a qualidade da acção.

    Nas três escolas em que o Zhan Zhuang Chi Kung pode ser utilizado a escola Religiosa, Marcial e Terapêutica a quietude tem um papel essencial.

    Nas práticas religiosas a quietude da atenção plena auxilia a uma visão do todo presente no aqui e agora. As minhas acções não são determinadas por um factor mas pelo consciência ampla de todas as interações possíveis do Corpo, Respiração e Mente.

    Nas práticas Marciais é o cultivo da quietude que auxilia a criar a chamada energia indiferenciada. Esta energia em combate não espera que, não prevê que, não acha que – está e actua em conformidade com o que cerca o artista marcial – não como o Ego gostaria que fosse.

    Nas práticas terapêuticas é a unificação do Corpo, da Respiração e da Mente, que permitem criar uma estrutura vital mais adequada ao ambiente que nos cerca. Não é o exterior que nos contamina e nos adoece, que determina o nosso estado de saúde, mas sim a qualidade da nossa capacidade de resposta aos agentes patogénicos.

    Estabelece-se assim o paradoxo de que “se queres ser rápido tens de aprender a cultivar a a quietude activa e consciente” – Eliminar o ruído, do corpo da respiração e da mente, para que o estes elementos do nosso ser estejam disponíveis – incondicionalmente, para o momento presente.

    Boas práticas

    # vimeo.com/159278547 Uploaded 188 Plays 0 Comments
  5. A prática do Zhan Zhuang aborda vários aspectos da quietude. A quietude permite encontrar espaço e tempo para sentir o corpo de dentro para fora. Na velocidade dos dias encontramos frequentemente a procura do oposto, e quando focamos a nossa intenção em "experiências Zen" estamos à procura da quietude de fora para dentro.

    Na prática do Zhan Zhuang Chi Kung ou da meditação a procura é a da re-descoberta da quietude como algo que está conosco deste os primeiros momentos de vida intra-uterina.

    E que nenhuma "experiência zen" vinda de fora pode de alguma forma preencher.

    Paradoxalmente essa re-descoberta - a da quietude, encontra-se pela noção que todas as partes do corpo se movem ou que estão relaxadas. Que o corpo está acordado e disponível.

    Relaxado num conceito oriental, não significa que uma área está morta ou apática, mas que por estar relaxada significa que a energia vital está presente nessa área e é uma área de grande movimento.

    Na quietude das posturas, descobrimos desconfortos que nos indicam que ai o corpo estagnou, no movimento "nadar em terra firme" - ver vídeo abaixo, é proposto o desafio para que todas as partes do corpo se movam - como uma e que quando não se movem podem ser por tentativa erro integradas.

    O mesmo pode ser transposto para as nossas vidas - que partes da nossa vida não se movem? que elementos estão estagnados ou congelados? que só de pensar nisso nos causam desconforto.

    Um dos vídeos que pode mostrar o corpo como um todo e que alguns chamara-lhe o bodisatva no metro é um filme de um homem que entra no metro começa a rir. No final o seu riso contagia tudo e todos à sua volta. No final tudo é movimento. Se não viram vale a pena ver aqui. - youtube.com/watch?v=YdQnuqFlD7U

    Fica na proposta desta semana a quietude pela movimento com a prática do exercício - nadar em terra firme.

    Para que seja possível encontrar no movimento a quietude e na quietude o movimento.

    Boas práticas.

    # vimeo.com/157558399 Uploaded 173 Plays 0 Comments

Regenerar | Chi Kung, Alimentação e Desenvolvimento Pessoal

Lourenco de Azevedo Plus

Aqui podem ser encontrados os vídeos referentes à temática da regeneração

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.