1. Sessão Corredor 1a edição
    curadoria Marcelo Amorim
    Carla Chaim, Fabio Tremonte, Fernando Velazquez, Helio Melo, Katia Maciel, Lia Chaia, Luiz Roque&Mariana Xavier, Marcelo Amorim, Marcelo Comparini, Nino Cais e Thiago Thome
    Dia 3 de abril de 2009

    # vimeo.com/59947006 Uploaded 5,437 Plays 0 Comments
  2. Sessão Corredor – 2a edição – curadoria Marcelo Amorim Adriano Casanova, Bel Goudart, Cristiano Lenhardt, Fernando Peres, Flaminio Jallageas, Leo Ayres, MM não é confete, Marcio Shimabukuro, Kika Nicolela, Paulo Meira

    Uploaded 18 Plays 0 Comments
  3. Uploaded 13 Plays 0 Comments
  4. curadoria Marcelo Amorim
    Caetano Dias, Carlota Mazon,
    Glaucia Mayer, Inês Moura &
    Maura Grimaldi, Juliana Mundim,
    Letícia Ramos, Mariana Xavier e
    Tiago Rivaldo

    # vimeo.com/60483213 Uploaded 183 Plays 0 Comments
  5. Ateliê397 apresenta a mostra de vídeos “Soltem os bichos!”. Com curadoria de Hugo Fortes desvia do discurso ecológico e privilegia trabalhos em que animais aparecem como sujeito e tema para a criação poética. São dez vídeos e animações de curta duração de artistas do Brasil, Alemanha e Estados Unidos. Apoio: Visualfarm. Exibido no Ateliê397 dia 13 de abril de 2012.

    Uploaded 6 Plays 0 Comments

Sessão Corredor

Ateliê 397

Quando em 2009 notamos que a realização de vídeos tinha se tornado descomplicada devido à revolução tecnológica e passava a servir à maioria dos artistas, e não mais apenas a especialistas, como uma ferramenta para a demonstração de suas ideias, quisemos…


+ More

Quando em 2009 notamos que a realização de vídeos tinha se tornado descomplicada devido à revolução tecnológica e passava a servir à maioria dos artistas, e não mais apenas a especialistas, como uma ferramenta para a demonstração de suas ideias, quisemos imediatamente acolher essa produção tão cheia de assunto e colocá-la em discussão. No entanto, a falta de recursos para exibi-la corretamente se interpôs em nosso caminho.

Parece difícil de acreditar, mas ainda hoje muitos salões, instituições e galerias de arte no Brasil têm o mesmo problema de ordem técnica: falta de equipamentos de projeção, áudio e condições ideais de exibição. Muitas vezes, em determinados editais, o artista deixa de enviar um trabalho de vídeo, porque em seu regulamento está claro que ele será responsável por fornecer o equipamento pelo período da exposição.

Aqui no Ateliê397, não foi diferente: não havia televisores, nem projetores, nem caixas de som, nem salas pretas hermeticamente vedadas ao som e à luz. A solução surgiu através da parceria com uma empresa de aluguel de equipamentos multimídia que podia ceder por uma noite o aparato. A falta de estrutura, portanto, configurou o modelo da Sessão Corredor. Para formulação de seu conteúdo, solicitamos vídeo curtos pois era preciso contemplar o máximo de artistas, numa duração em que o público conseguisse assistir a sessão de pé e em um corredor ao ar livre.

Há quem diga que hoje, o que se mantém semelhante às primeiras experiências do cinema é apenas a sessão. As tecnologias de captação, edição, pós-produção modificaram tanto sua estrutura que o que ainda permanece igual é apenas o ritual, o compromisso entre as duas partes de estar na hora e no lugar certo para assistir com atenção um dado conteúdo. A suspensão da descrença.

Ao longo de sua existência, a Sessão Corredor, com sua simplicidade, conseguiu criar discussões, por em perspectiva trabalhos e temas e dar a ver o pensamento de jovens artistas e curadores que enxergam no vídeo uma maneira acessível de materializar suas produções. Os vídeos costumam ser encaminhados por e-mail, tornando possível a presença de artistas de vários lugares do Brasil, sem o entrave que os altos custos dos transportes colocam às tentativas de se fazer uma exposição atenta à circulação de obras de outras regiões.

Através do edital ProAc de Espaços Independentes, torna-se possível a realização de um festival comemorativo de dez anos de fundação do Ateliê397 e dos quatro anos de existência do programa de vídeos Sessão Corredor, resgatando momentos importantes dessa história e destacando a importância do vídeo como uma linguagem que ainda encontra limitações de circulação no circuito tradicional, como em galerias e em instituições, devido à sua imaterialidade e certa resistência ao mercado.

Ateliê397

Browse This Channel

Shout Box

Heads up: the shoutbox will be retiring soon. It’s tired of working, and can’t wait to relax. You can still send a message to the channel owner, though!

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels.