Francisco Martins

Joined
Belo Horizonte

User Stats

Profile Images

User Bio

Meu nome é Francisco Martins e tenho o desenho como paixão. Desenho desde que era bem jovem. Não é o que eu faço muito bem mas talvez seja o que posso fazer de melhor. Desenhar é minha ocupação predileta. E a razão pela qual escolhi o design gráfico é justamente porque ele trabalha a arte e lhe propõe uma funcionalidade.

Nasci em uma pequenina cidade histórica chamada Mariana, a primeira cidade e capital de Minas Gerais, embora more em Belo Horizonte, capital mineira, há 7 anos. Aqui me graduei em design gráfico pela Universidade FUMEC, lugar onde conheci pessoas interessantes, alunos e professores, que me apoiaram e me ajudaram a crescer profissionalmente. Fui monitor em Desenho Técnico durante 01 ano e dei suporte técnico ao laboratório de informática nos 06 meses seguintes. Também fui editor da Revista Traça, publicação dos alunos de design gráfico, durante meu último ano na Universidade.

Me graduei em 2006. Meu projeto de graduação foi uma extensa família tipográfica (mais de 270 caracteres) que traduzia a Bossa Nova em sua forma. Com a NovaSans, fonte desenvolvida no projeto, participei da Bienal Latino-americana Tipos Latinos na categoria fontes Display. Com ela também fui palestrante no NDesign, Encontro Brasileiro dos Alunos de Design em 2007.

Trabalhei como freelance designer para agências importantes em Belo Horizonte como Hardy Design, New Design, ID&A Comunicação, Fabrika Comunicação e Estúdio Azucrina, em projetos de branding, motion, editorial, package, ilustração e typedesign. Desde janeiro de 2007 trabalho como animador no grupo Giramundo de Teatro de Bonecos em projetos de animação e motiondesign para os espetáculos e séries de TV. Também desenvolvo editoriais e impressos promocionais para os mesmos. Além de meu horário comercial, integro o coletivo multidisciplinar de música, arte e design Estudio Azucrina, onde desenvolvemos idéias que integrem arte e design à utilidade pública, seja em ações de intervenção urbana, workshops ou eventos sem fins lucrativos.

Fora tudo isso, tento sempre participar de projetos interessantes ou que envolvam as áreas: Design, artes visuais, tipografia, serigrafia, motiondesign, animações stop-motion, televisão, cinema, viagens, jazz, rock'n roll, bossa nova, literatura fantástica e beatnick, cultura pop, arte conteporânea, intervenção urbana, desenvolvimento sustentável, reciclagem.

External Links

Following

  1. BODA BODA NYC
  2. crihs
  3. Scott Harris
  4. Dosnoventa
  5. John Watson | The Radavist
  6. MACAFRAMA
  7. MASH TRANSIT PRODUCTIONS
  8. Alexander Tikhomirov
  9. KK Los Angeles
  10. Empire
  11. Hugo & Marie
  12. FIXEDGEAR.TV
  13. Bryce Wymer
  14. Tre3e Cycles
  15. Rodrigo  Santos
  16. Chris Silas Neal
  17. Tendril
  18. Urban Influence

+ See all 73