Lavoisier

Joined
Share is the word!

User Stats

Profile Images

User Bio

Lavoisier é formado por Roberto Afonso e Patricia Relvas, que nasce com a necessidade interior de criar um diálogo, onde a expressão musical é elevada ao seu expoente mais sensível.

A forma como hoje em dia se devora informação e conhecimento é vertiginosa e nessa digestão existirá identidade, existirá a alma do guerreiro que os índios acreditavam possuir, quando decidiam "devorar" o mais valente dos prisioneiros, ou o mais sapiente dos Padres. Daí que uma das maiores referências conceptuais do projeto seja encontrada no termo Antropofagia que é apresentado pela primeira vez por volta de 1920 no âmbito artístico-cultural do Brasil e mais tarde adoptado pelos Tropicalistas no início dos anos 70.

Foi com esse espirito que começámos a nossa jornada rumo a uma maior percepção da essência musical. Nessa viagem visitámos várias ideias, pessoas e músicas, e a atenção que umas suscitavam em relação a outras, moldam e formam o projecto Lavoisier.

O facto de termos vivido em Berlim entre 2009 e 2013, fez com que
conseguíssemos ver de fora o que nunca conseguimos ver de dentro e fez-nos perceber que o caminho do projeto passaria mais pela música cantada em português.
Com um inevitável saudosismo aprendemos a valorizar a música popular portuguesa, como diria Fernando Lopes Graça:

"A música popular portuguesa é bela, difícil é reconhecê-lo...".

O primeiro passo em torno da música tradicional portuguesa, teve a sua origem com a descoberta do trabalho de recolha musical, levado a cabo pelo etnomusicólogo Michel Giacometti, com a participação do Compositor Fernando Lopes Graça. Foi nesses registos que nos apaixonámos pelo canto do povo português e conhecemos as nossas maiores fontes de inspiração que são afinal, as nossas próprias raízes.

O nome Lavoisier foi escolhido pela dualidade
liberdade/responsabilidade inerente à sua célebre frase:

"Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma..."

External Links

Following

  1. Jose Pedroso