1. 75º Bate-papo Cultural: “Patrimônio Imaterial: Diversidade, Conflito e História”

    57:30

    from memoriaviva Added 11 0 0

    Na palestra “Patrimônio Imaterial: Diversidade, Conflito e História” o pesquisador abordou como os indivíduos e os grupos das sociedades recebem as tradições de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes. A aula apresentou também a historicidade do conceito do patrimônio imaterial do Brasil. Traça o assunto desde a elaboração do anteprojeto do Serviço do Patrimônio Artístico Nacional (SPAN) até o momento atual, com o decreto federal nº 3.551/2000 que instituiu o “registro” como instrumento de preservação dos bens de natureza imaterial. Sobre o convidado: Rodrigo Modesto do Nascimento é mestre em história pela Unesp de Assis e doutor em história pela PUC de São Paulo, leciona no Centro Universitário Claretiano e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Desenvolveu pesquisas no campo do patrimônio cultural, realizou estágio de pós-doutorado na Unesp de Rio Claro. Foi professor na Unesp de Jacarezinho, no Paraná, e coordenou o programa de desenvolvimento educacional da secretaria estadual de educação do Paraná.

    + More details
    • 16º. BATEPAPO CULTURAL - Pontos de Cultura: o Brasil de baixo para cima

      41:01

      from memoriaviva Added 32 0 0

      Des-elitizar a cultura e reconhecer a cultura popular como elemento necessário para o reconhecimento de constituição de um povo tem sido o mote que movimenta Célio Turino e suas ‘andanças’ e criações por esse país afora. O convidado caracteriza-se por ser grande idealizador e articulador de políticas públicas que promovem a participação da população, bem como sua inserção na vida sociocultural de pequenas e grandes comunidades por meio de proposições políticas na formulação de meios de expressão artístico-culturais necessárias e esse momento histórico que vivemos. Os Pontos de Cultura, o maior programa de política pública de arte-cultura que esse país já teve, foi concebido e viabilizado pelo Ministério da Cultura sob a batuta de Célio Turino. Os Pontos de Cultura agregam todas as formas de expressão - música, poesia, produção audiovisual, literatura, artes plásticas, dança -, e estão espalhados por todos os pontos do país. A sensibilidade de seu criador pode ser visitada no livro Pontos de Cultura – O Brasil de Baixo Para Cima, que reúne relatos pessoais das experiências vividas pelo autor, bem como o reflexo desse contato próximo com a população dentro da sua trajetória como homem social e político. Passagens pela tribo Yawalapíti, que vive no Parque Nacional do Xingu com mais de 13 etnias ou pela Casa de Cultura Tainã, em Campinas, interior de São Paulo, que nasceu de modo independente após uma série de iniciativas tímidas na cidade, são algumas das viagens que podem ser feitas a partir dessa leitura.

      + More details
      • 5º BATEPAPO CULTURAL - É possível falar em Direitos Humanos nos dias de hoje?”

        57:55

        from memoriaviva Added 32 0 0

        Com a presença de Leonardo Boff, esse Batepapo pretende discutir o tema revelando questões importantes que nos afligem diante das muitas contradições vividas no dia-a-dia. De forma combativa, Leonardo Boff tem sido um pensador importante na luta pela garantia dos Direitos humanos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Em seu site http://leonardoboff.com os interessados poderão ler uma enorme gama de artigos sobre os mais diferentes temas, mas todos pautados na ética das relações humanas.Como parte dessa atividade teremos a presença Prof. Dr. Roberto Domingos Naves que contribuirá com provocações ao convidado.

        + More details
        • 12° Batepapo Cultural - É POSSÍVEL UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE? - GINÁSIO VOCACIONAL: quando a revolução acontece em

          47:49

          from memoriaviva Added 30 0 0

          É inquestionável que a escola ocupa papel fundamental na formação humana e que pela educação podemos ter um processo civilizatório diferenciado. Ao longo da história brasileira tivemos muitas iniciativas de produção de sistemas educacionais criativos, profundos, comprometidos com a sociedade. Tivemos também iniciativas como as que temos vivido nos últimos 20 anos que se pautaram na desqualificação do professor e no desmantelamento da escola pública a favor das iniciativas privadas. Uma proposta educacional inovadora chegou a Rio Claro no início dos anos 60 do século XX e provocou reações das mais diversas na sociedade local. Quais eram seus objetivos, suas práticas e procedimentos? Quais eram os princípios que norteavam uma escola tão polêmica? Além dos escombros do seu conjunto arquitetônico, o que ficou do Vocacional para a cidade? Com a chegada da ditadura militar, aquela que era uma escola inovadora, querida e motivadora para o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos, passou a ser uma ameaça recheada das mais bárbaras perseguições. Há 40 anos, no dia 12 de Dezembro, todas as unidades do Ginásio Vocacional do Estado de São Paulo foram fechadas pelo governo militar. Alunos e professores do então Ginásio Vocacional até hoje estão unidos tendo sido criada uma Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Vocacional – a GVive, que tem por lema “um ensino público, gratuito e de qualidade”. Nesses dias 11 e 12 de Dezembro muito se tem a dizer e várias atividades estão marcadas, sendo que o Batepapo Cultural faz parte dessa iniciativa. Sobre o convidado: Eduardo Amos, um profissional que se auto define como multifuncional. É graduado em teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP e posteriormente em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Mackenzie. É um dos mais importantes autores de livros para o ensino de língua inglesa no Brasil, tendo livros publicados na Inglaterra e nos Estados Unidos. Estudou no Ginásio Vocacional, é um dos responsáveis pela Unidade Rio Claro da GVive e um dos organizadores do evento “Abrace o Chanceler” que acontecerá dia 12 de Dezembro, 10h30, que pretende reunir e despertar a população para a necessidade de abraçarmos a valorização de uma escola pública de qualidade.

          + More details
          • 72º Bate-papo Cultural: “Racismo no futebol brasileiro”

            52:29

            from memoriaviva Added 20 0 0

            Nesse 72° Bate-papo Cultural, utilizamos como base de análise algumas narrativas de negros e brancos, que atuaram entre 1970 e 2010, em várias áreas como: jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes e jornalistas – buscando articular as experiências individuais dos entrevistados dentro de um quadro social mais amplo. Ao final, uma reflexão sobre as relações raciais, tanto no futebol quanto na sociedade brasileira. Sobre o convidado: Marcelo D. Tonini é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UNESP, Mestre em História Social e doutorando pela USP. Sua pesquisa atual trata do fenômeno do racismo e da xenofobia no continente europeu, utilizando como fonte principal histórias de vida de futebolistas brasileiros negros que atuaram no futebol europeu após 1958.

            + More details
            • Beijo

              03:17

              from Romã Cinema Added 241 0 0

              Vídeo realizado com a câmera Red Epic com os noivos presentes na IV NOIVAS FEST Rio Claro. Trilha Sonora: Save My Soul, MC Cullah

              + More details
              • Bianca | Guilherme • Festa Mexicana

                03:24

                from Silvia Penati - Foto + Filme Added 308 0 0

                Festa tématica

                + More details
                • BOGO Automóveis - Comercial Institucional.

                  00:30

                  from VISUAL Motion Design Added 21 0 0

                  Comercial Institucional da BOGO automóveis para veiculação em TV. www.visualmotion.com.br Rua Professor Ângelo Carminatti, 435, Jardim dos Ipês, Araras, SP.

                  + More details
                  • 74º BPC: "1973: um ano especial para a música popular brasileira:A História e as histórias por trás dos discos"

                    57:30

                    from memoriaviva Added 42 0 0

                    Neste 74º Bate-papo Cultural, foi discutido sobre o que aconteceu em 1973 com a música no Brasil, colocando nas prateleiras os LP’s que teimam em resistir ao tempo. Numa época onde o grande momento dos festivais da canção entraram no acaso, a Bossa Nova já não era tão nova, nem a Jovem Guarda tão jovem e tudo estava aparentemente fadado a estagnação, a música brasileira se reinventa. Sobre os convidados: Célio Albuquerque é jornalista, assessor de comunicação do CRESS-RJ, pós-graduando em jornalismo cultural na UERJ e Coprodutor dos discos “Futebol Musical Brasileiro Social Clube” e “A Galeria do Menescal”. José Roberto é jornalista. Há três décadas trocou o Rio de Janeiro por São Paulo, onde trabalhou durante muito tempo no Grupo Estado. Agora, atua na área de Assessoria de Comunicação.

                    + More details
                    • Buffet Trieste

                      02:52

                      from Romã Cinema Added 158 0 0

                      Promo-Vídeo realizado para o Buffet Trieste durante degustação em 12 de abril de 2013. Trilha-Sonora: "Secret Life" por Leonard Cohen. Direção: João Paulo Miranda Maria Edição: Cláudia do Canto

                      + More details

                      What are Tags?

                      Tags

                      Tags are keywords that describe videos. For example, a video of your Hawaiian vacation might be tagged with "Hawaii," "beach," "surfing," and "sunburn."