Joana Duchiade Plus

Joined
Brasil

User Stats

Profile Images

User Bio

O desejo de transformar palavras em imagens e uma percepção aguçada, de quem enxerga o mundo em quadros, levaram Joana Duchiade a deixar o Brasil ainda muito jovem, para ir atrás de um sonho: fazer cinema. Começou sua carreira na França, onde cursou cinema na mesma escola em que lecionou Truffaut e onde estudaram nomes como Louis Malle, François Ozon e Alain Resnais. Por lá, entre longas, curtas, clipes e seriados, consolidou-se como 1ª Assistente de Direção e decidiu voltar ao Brasil, movida pelo desejo de construir uma carreira em seu país natal.

De volta em 2008, com quatro longas na bagagem, Joana assinou o roteiro e a direção do curta "Calçados de Vento" – finalista do Festival Cel-U-Cine e exibido no Festival do Rio de 2009 – foi 1º assistente de diretores como Flavia Moraes, Luís Villaça, Pucho Mentasti, Scott Vincent, Willy Biondanni, Diego Kaplan, Gonzo Llorente, Pix Talarico, Gualter Pupo, Luciano Moura, Toniko Mello, entre outros.

Entre os trabalhos que realizou, estão produções de grande porte, muitas delas internacionais, para empresas como Coca-Cola, Nestlé, Tang, Claro, Gillette, Microsoft, Johnson & Johnson e Vale do Rio Doce. Com destaque para o episódio de longa "A Regra do Jogo", dirigido por Flávia Moraes, e encomendado pela FIFA para representar o Brasil no projeto "World Champion Stories".

Para ela, uma equipe de filmagem é como uma orquestra: o trabalho de cada um é igualmente importante, e se algum setor desafinar, todo o resultado desanda. E, enquanto Assistente de Direção, Joana se encarrega de cuidar que a orquestra toque em perfeita harmonia, cuidando de cada departamento com esmero. Perfeccionista, não considera o trabalho terminado, enquanto não tiver certeza de ter feito o seu melhor por cada um e por todos.

E segue em busca de mais... Pois, para Joana, não há melhor lugar para se estar, do que num set de filmagem.

Following

  1. Flavia Moraes