Fernando Mota

Joined
Lisboa, Portugal

User Stats

Profile Images

User Bio

Compositor, artista sonoro e aprendiz de inventor de instrumentos musicais experimentais.

O seu universo musical resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas, como o estudo de instrumentos tradicionais portugueses e de outras culturas, a construção de instrumentos experimentais e objectos sonoros, a utilização de elementos da natureza e sons do quotidiano nas suas composições e a manipulação e experimentação sonora através da informática e da electro-acústica.

Os seus projectos têm passado pela interdisciplinaridade, colaborando com artistas de várias áreas, entre as quais a música, o teatro, a dança, o cinema de animação, o vídeo e as artes plásticas.

Desde 1994 que compõe música para teatro, tendo colaborado com diversos encenadores e companhias, das quais destaca o Teatro Meridional e a Compagnie Dos à Deux.

“Para Além do Tejo” do Teatro Meridional, para o qual compôs e interpretou ao vivo a música original, recebeu o Prémio Nacional da Crítica 2004 (Associação Portuguesa de Críticos de Teatro) e “Saudade – Terres D’eau” da Cie. Dos à Deux, com banda sonora original sua, recebeu o Prémio de Melhor Espectáculo no Festival de Avignon 2005 (ADAMI – Prémio do Público).

Pela música original e espaço sonoro de “Por Detrás dos Montes” do Teatro Meridional, recebeu uma Menção Honrosa (Prémio Nacional da Crítica 2006, promovido pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro), o Prémio de Melhor Música Original dos Prémios de Teatro 2007 do Guia dos Teatros e foi nomeado para o Europe Prize New Theatrical Realities XI, promovido em 2008 pela Comissão Europeia com o alto patrocínio do Parlamento Europeu.

Em 2007 recebeu o Prémio Melhor Obra Portuguesa no 8º Concurso Internacional de Composição Electroacústica (Festival Música Viva).

No cinema de animação tem colaborado com diversos realizadores e produtoras, dos quais salienta a Zeppelin Filmes e José Miguel Ribeiro.

Na área da formação, colaborou com diversas entidades como a ESAD (Escola Superior de Artes e Design), ESTAL (Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa), Centro Infantil Helen Keller e CCB, entre outros.

External Links

Following

  1. Dosadeux
  2. cem - centro em movimento
  3. Gonçalo Waddington

Recently Uploaded

+ See all 3 videos

Recent Activity

  1. Vou fazer 4 apresentações no CCB a 14 e 15 de Outubro no Festival Big Bang. Convido-te. Avisa-me se puderes.
  2. Raquel, o teu filme é um tratado. Há anos que o vejo, revejo, mostro aos meus alunos, refiro a colegas experimentadores. Uma fonte de inspiração. Muito obrigado.