TV FEMINISTA

Yoni é o nome sânscrito da energia feminina cósmica, a energia da criação eterna. É o nome da vulva sagrada da Grande Mãe, presente no corpo de todas as mulheres, como uma gruta iniciatica de mistérios profundos, como a noite primordial de onde nasce a Luz.

Yoni  é a minha experiência como Mulher, e como Mãe gestante. É uma performance que foi criada e apresentada aos 8 meses de gestação do meu primeiro filho e que agora, 8 meses depois da sua chegada a esta Terra estranha mas abençoada, pela porta do meu ventre, revisito.
É um momento onde me visitam na consciência e no subconsciente todas as forças arquetipicas do Ser que sou e da força que uma mulher gravida e depois Mãe pode ter, como um manancial infinito.

É um rito de passagem iniciatico, pelo reino das aguas uterinas, pelas emoções e sonhos,  pelo passado das mulheres que fui e sou, e que foram antes de mim, o elo entre todas as Mães.
Desde a concepção, à gestação, ao parto, Yoni é a minha viagem vida-morte-vida. Desde a vagina dentata à vagina alma mater. Desde a força da destruição à criação pelo Amor incondicional.

O equlibrio entre vulnerabilidade e força, vida e morte, porque nascer é sempre morrer também. E dar à Luz um momento em suspenso no tempo e espaço onde todas as fronteiras se cruzam e fundem. Integrando o parto como experiência essencial da sexualidade feminina.

Porque o meu corpo ja não me pertence, agora é parte de uma força criativa que me toma e nele se manifesta. Agora  é o templo do meu filho, caldeirão alquimico de criação.

Yoni é para a mim a plenitude de ser Arte, criadora e criação em simultâneo, sentindo a Maternidade como uma processo criativo interior profundo que nos torna a nossa propria manifestação artistica. A Mulher gestante esta tão ligada às forças orgânicas criativas e de transmutação que se torna, além de si mesma, parte directa e inegavel do corpo maior que é toda a Terra.

É a viagem de mim para mim, e a viagem deste Ser que através de mim chega. Como a viagem de Inanna aos mundos subterrâneos, negros, uterinos. A passagem pelos 7 portais, 7 Chackras, despojando-me em cada um para ser além de mim, nascendo como Mãe na gestação do meu Filho, mergulhando nas profundezas do Ser e indo além de mim, até ao não Ser. Morrer e renascer recriada e Infinita. Livre, Só, Vazia, Plena .

Durante a performance serão projectadas imagens das primeiras duas apresentações da Yoni, onde dancei grávida, representando assim o encontro entre o então e o agora, entre a que gera e a que cuida, a mulher que gera, dando o ventre, e a mulher cujo ventre se despojou e que cuida, amamenta, dando o seio. Serão também apresentadas imagens de Mães gestantes de varias partes do mundo, sobretudo mesclando vivências urbanas e tribais de todos os continentes, concedendo à performance um aspecto antropologico e intemporal, recuperando as simbologias do parto e da Mãe em diversas culturas étnicas e em varios momentos da historia.

Vivendo a maternidade e parto como uma celebração à nossa capacidade natural de gerar, dar à Luz e alimentar os nossos filhos, partindo da sabedoria e energia vital intrinseca com que nascemos para faze-lo.

“A mulher ilustra literalmente o padrão continuo de vida de como a energia se torna matéria através da gravidez, parto e nascimento.”   Caroline Myss

“Por toda a eternidade Deus jaz numa cama de parto, dando à Luz. A essência de Deus é dar à Luz.”   Meister Eckhart

“A maternidade não é apenas o processo orgânico de dar à Luz...é compreender as necessidades do Mundo. “  Alexis DeVeaux

Dança, Ideia original: Iris           
Camara video: Raphaelle Noden, India  Salvy Guide, Clément Darrasse
Edição de Video: Sara Baga
Som: Baltazar Molina
Luz: Hugo F.
Fotografia: Rita Magalhães
Produção: AiGA, Associação Internacional de Germinação Artistica

# vimeo.com/12950971 Uploaded 975 Plays / / 0 Comments Watch in Couch Mode

Follow

TV FEMINISTA

Universidade Livre Feminista Plus

UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA - Vídeos da luta feminista por um mundo sem machismo, sem fundamentalismos e sem lesbofobia. Estes vídeos são utilizados como materiais de debates em cursos e programas de formação da Universidade Livre Feminista - feminismo.org.br

Browse This Channel

Shout Box

  • Daniel Prace

    "A short video with interesting facts about skateboarding. The video is kept in the silent and minimalist style . I have worked the first time with the depth of field and Sony Vegas Pro 12."

    Pls give me a feedback if you liked it :)
    vimeo.com/79819050

    by Daniel Prace

  • Marina Marina

    I support Feminism. This is why.
    vimeo.com/78429231

    by Marina Marina

  • Campaign Social

    "The Way I See It" reflects on rape and sexual assault from the perspective of a survivor. vimeo.com/54822040

    by Campaign Social

Channels are a simple, beautiful way to showcase and watch videos. Browse more Channels. Channels