Este episódio é dedicado a António Júlio Duarte, fotógrafo de cariz documental que tem adoptado uma abordagem subjectiva e crítica sobre várias temáticas em torno dos espaços, comportamentos e procedimentos da vida urbana. Comprovam-no séries como “Oriente-Ocidente”, “Canil” ou “White Noise”. Neste episódio, são apresentadas e analisadas várias fases da sua obra, bem como os seus processos e métodos de trabalho.
Este episódio é dedicado a Edgar Martins, artista que se tem focado nas diversas vertentes da fotografia urbana e de paisagem. Ao longo do episódio, serão apresentadas e analisadas algumas das séries e imagens que marcaram o percurso de Edgar Martins. Bons exemplos são as séries “This is Not a House” (encomendada pelo "The New York Times") e “The Time Machine”, trabalho mais recente sobre as centrais hidroeléctricas em Portugal. Por outro lado, acompanha-se o artista em momentos de produção de novos projectos, dando a conhecer o seu método e processos de trabalho.
Este episódio é dedicado a José M. Rodrigues, um dos mais reconhecidos autores no panorama da fotografia portuguesa das últimas décadas. Entre a influência do imaginário surrealista e o apelo por uma visão que privilegia a sensibilidade antropológica, a fotografia de José M. Rodrigues convoca questões fundamentais sobre o potencial experiencial, simbólico e estético da imagem. Neste episódio, percorrem-se as várias fases do seu trajecto e revelam-se os seus processos e métodos de trabalho.
Este episódio é dedicado a Gabriela Albergaria, artista plástica que utiliza a fotografia, o desenho e a escultura. O seu trabalho centra-se nos temas da paisagem e, neste contexto, cruza e justapõe diferentes modos de expressão visual como forma de assinalar distintos processos de reconfiguração da natureza enquanto tema artístico. Neste episódio, desvendam-se os seus métodos de trabalho e acompanham-se as várias fases do seu singular percurso artístico.
Este episódio é dedicado a Augusto Brázio, fotógrafo de matriz documental cujo trabalho se tem dividido entre o campo da imprensa e a realização independente de ensaios fotográficos, como resultado de interesses pessoais ou como resposta a encomendas institucionais. Do retrato à prática da reportagem, o trabalho de Augusto Brázio é assumidamente eclético, incluindo séries tão diversas como “Bailes”, “Animais” ou “INEM”. Além da apresentação das várias fases da sua obra, procura-se aqui dar a perceber os seus processos e métodos de trabalho.
“Entre Imagens” é uma série documental de Pedro Macedo e Sérgio Mah sobre 13 criadores cujo trabalho privilegia a prática do fotográfico. Fazendo justiça ao carácter amplo e diverso da cultura fotográfica, a série pretende abordar diferentes campos estéticos…
“Entre Imagens” é uma série documental de Pedro Macedo e Sérgio Mah sobre 13 criadores cujo trabalho privilegia a prática do fotográfico. Fazendo justiça ao carácter amplo e diverso da cultura fotográfica, a série pretende abordar diferentes campos estéticos e sociais da imagem, desde a arte ao fotojornalismo, dos géneros do retrato às várias tendências da documentação da realidade quotidiana e do território.